Eleições 2022: saiba quando os eleitos tomarão posse
As eleições estão marcadas para o dia 2 de outubro e um eventual segundo turno será realizado no dia 30 de outubro. Antes e depois desse período há um calendário com todas as datas sobre o pleito...
As eleições deste ano estão marcadas para 2 de outubro e um eventual segundo turno será realizado no dia 30 do mesmo mês. Antes e depois desse período, há um extenso calendário a ser cumprido.
Antes das eleições, como já mostramos, há o período de troca de partidos, convenções partidárias, realização de debates e regularização do título de eleitor.
Depois das eleições, os eleitos serão diplomados pela Justiça Eleitoral até 19 de dezembro. A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito e, por isso, está apto a tomar posse no cargo.
No caso de eleições presidenciais, é o TSE que faz a diplomação. Para os eleitos aos demais cargos federais, estaduais e distritais, assim como para os suplentes, a entrega do diploma fica a cargo dos TREs.
Para os cargos de presidente e vice-presidente da República, bem como de governador, a posse ocorrerá em 1º de janeiro de 2023. Já os parlamentares assumirão os mandatos em 1º de fevereiro do próximo ano. A posse é o momento em que se inicia o mandato político dos eleitos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)