Eleições de 2024 devem consolidar ‘bolsonarização’ do Norte do país
PSOL deve perder a única capital; há a possibilidade de que cinco candidatos resolvam as eleições em primeiro turno
As eleições de 2024 devem marcar a consolidação de um processo de ‘bolsonarização’ da região Norte do país. As eleições em cinco das sete capitais do Norte poder ser resolvidas em primeiro turno por candidatos apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro: Macapá (AP), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), Palmas (TO) e Rio Branco (AC).
Nas outras duas capitais, Manaus (AM) e Belém (PA), o petismo saiu de moda e os candidatos apoiados por Lula não devem chegar sequer ao segundo turno. No caso de Belém, a situação é ainda mais grave, porque o PSOL deve perder a única capital administrada pelo partido: o segundo turno, segundo a Quaest, deve ser entre o primo do governador Helder Barbalho – Igor Normando (MDB) – e o Delegado Eder Mauro (PL).
Edmilson Rodrigues (PSOL), atual prefeito, está apenas na terceira colocação, mais de dez pontos percentuais atrás dos líderes.
Em Macapá, o emedebista Dr. Furlan deve vencer com facilidade o pleito deste domingo; segundo as principais pesquisas ele tem algo em torno de 80% das intenções de voto, um recorde. Em Boa Vista, o prefeito Arthur Henrique (MDB) também deve ser reeleito sem maiores dificuldades, já que ele possui hoje um índice de aprovação na casa dos 70%.
Mesmo assim, Henrique pediu que o ex-presidente gravasse um vídeo em apoio à sua candidatura.
“Essa chapa aqui, que já está bem, se Deus quiser, ficará melhor com o Zeitoune vice e o Arthur mantendo o seu ministério”, disse o ex-presidente da República durante a campanha.
Bolsonaro evitou campanha em São Paulo, mas fez em Porto Velho
Em Porto Velho, a ex-deputada federal Mariana Carvalho (União) lidera as principais pesquisas de intenção de voto. A campanha dela contou com a presença do próprio Jair Bolsonaro, em ato realizado na capital de Rondônia. Algo que Ricardo Nunes, em São Paulo, não conseguiu.
“Ela tem a competência e a determinação que esta cidade precisa. O desafio é grande, mas Mariana está pronta para administrar e levar Porto Velho ao futuro que merece”, declarou o ex-presidente.
Em Palmas, candidata passa incólume a denúncias sobre Barões da Pisadinha
Em Palmas, Janad Valcari (PL) lidera as pesquisas de intenção de voto mesmo diante de denúncias de que ela comandaria um suposto esquema de desvios de verbas parlamentares em benefício da banda Barões da Pisadinha – caso esse revelado em primeira-mão por O Antagonista.
E em Rio Branco, Tião Bocalom (MDB) também está na dianteira. Nestes dois casos, as pesquisas apontam que eles teriam por volta de 50% das intenções de voto totais. Como há margem de erro, a possibilidade de resolução do pleito em primeiro turno ainda fica em aberto.
O grande destaque negativo para a esquerda na região Norte diz respeito a Belém. Na capital paraense, o prefeito não resistiu à chamada “Crise do Lixo” – crise gerada pela interrupção da coleta de lixo na cidade pelo atraso de pagamento às empresas prestadoras do serviço de limpeza pública.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)