Eleições 2024: PT define candidato a prefeito em João Pessoa
A direção nacional do PT escolheu, nesta quarta-feira, 26 de junho, o deputado estadual e ex-prefeito Luciano Cartaxo para ser o candidato do partido à Prefeitura de João Pessoa
A direção nacional do PT, através do chamado Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), finalmente escolheu, nesta quarta-feira, 26 de junho, o deputado estadual e ex-prefeito Luciano Cartaxo para ser o candidato do partido à Prefeitura de João Pessoa. A homologação se dará na próxima terça-feira, 02 de julho.
Essa escolha, arrastada e tumultuada, ocorreu num ambiente de grande desgaste partidário e eleitoral.
Luciano Cartaxo representa uma ala do PT que é minoritária na Paraíba, particularmente em João Pessoa. Na iminência da derrota diante da deputada estadual Cida Ramos, Cartaxo havia fugido das prévias partidárias.
Ocorre que a referida ala petista minoritária conseguiu arrancar da direção nacional a anulação das prévias e a imposição do critério de pesquisa eleitoral; critério este recusado pela deputada, que, neste sentido, enviou carta à Executiva Nacional do PT.
Após o anúncio da indicação de Luciano Cartaxo, a deputada foi evasiva, evitando declarar apoio ao escolhido do PT:
“A decisão não é novidade. Mantive minhas posições que a escolha deveria respeitar a resolução construída pelo Diretório Nacional. Nunca fui candidata de mim mesma, só iria com os que fazem o PT, seus filiados. Estarei aonde sempre estive, no PT”.
Se a situação de Luciano Cartaxo é espinhosa dentro do seu próprio partido, o quadro geral da eleição para a Prefeitura também é difícil, tendo em vista o amplo favoritismo do atual prefeito Cícero Lucena, pré-candidato à reeleição pelo PP.
A mais recente pesquisa DataVox traz os seguintes números:
Cícero Lucena (PP): 38%
Luciano Cartaxo (PT): 13,8%
Ruy Carneiro (Podemos): 13,4%
Marcelo Queiroga (PL): 5,2%
Celso Batista (PSOL): 0,3%
Indecisos: 17,2%
Brancos e Nulos: 12,1%
Pelo que mostra a DataVox, Luciano Cartaxo e Ruy Carneiro deverão travar uma batalha árdua por uma vaga no segundo turno, havendo ainda o risco de Cícero Lucena ampliar o favoritismo e se reeleger já no primeiro turno.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)