ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Maceió
A disputa eleitoral em Maceió neste ano será especialmente acirrada...
A disputa eleitoral em Maceió neste ano será especialmente acirrada.
O ex-procurador-geral de Justiça de Alagoas Alfredo Gaspar de Mendonça é o candidato do MDB, com o apoio do senador Renan Calheiros e do governador, Renan Filho.
Ele também é o candidato do atual prefeito, o ex-tucano Rui Palmeira, que emplacou o vice da chapa, Tácio Melo, presidente do Podemos no estado. Tem também o apoio do PL (antigo PR), do deputado federal Sérgio Toledo.
Os adversários vão explorar o fato de o candidato ter feito carreira no Ministério Público com discurso de combate à corrupção e agora estar aliado aos Calheiros.
O deputado federal JHC, do PSB, é outro nome da disputa. Ele conseguiu garantir aliança com o PDT e terá como vice Ronaldo Lessa, nome conhecido no estado, tendo sido vereador e prefeito da capital, além de deputado federal e governador de Alagoas.
JHC, que faz oposição ao governo e à atual gestão da Prefeitura, também terá o apoio do PSDB, do senador Rodrigo Cunha. A deputada federal Tereza Nelma tentou indicar um nome para a vaga de vice, mas não conseguiu e acabou sendo destituída do PSDB, após conflitos internos.
O PSD, do deputado federal Marx Beltrão, deve decidir nos próximos dias entre Gaspar e JHC. O senador Fernando Collor de Mello (Pros) ainda não se manifestou sobre as eleições municipais.
A família Lira, do ex-senador Benedito e do deputado federal Arthur, apostará no deputado estadual em segundo mandato Davi Davino Filho (PP), filho do vereador Davi Davino. O vice será o médico Emmanuel Fortes, do PSL, partido do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Victor. A chapa tentará abocanhar os votos bolsonaristas.
Também se vende como bolsonarista o candidato do Patriota, o engenheiro Josan Leite, que ficou em segundo lugar na disputa pelo governo em 2018.
O PT terá candidato: Ricardo Barbosa, advogado e presidente estadual do partido. A esquerda também estará na disputa com a a ex-reitora da Universidade Federal de Alagoas Valéria Correia (PSOL) e o oficial de Justiça Cícero Filho (PC do B).
Há ainda a candidatura de Cícero Almeida (PSDC), ex-prefeito de Maceió e ex-deputado federal. Outro ex-prefeito da capital no páreo é Corintho Campelo, ex-PDT, hoje no PMN.
Ricardo Santa Rita, do Avante, filho de homem de confiança de Renan Calheiros, é um nome solto. Ele já participou de campanhas de Renan Filho e de JHC.
Leia também:
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Recife
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de São Paulo
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela eleição suplementar ao Senado em Mato Grosso
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de Fortaleza
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de João Pessoa
ELEIÇÕES 2020: a corrida pela Prefeitura de São Luís
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)