Eficácia geral da Coronavac é menor que a anunciada por Doria, diz jornal
A eficácia geral da Coronavac é estimada em 64%, menor que o índice de prevenção anunciado pelo governo de João Doria na semana passada...
A eficácia geral da Coronavac é estimada em 64%, menor que o índice de prevenção anunciado por João Doria, segundo cálculo realizado pela Folha com pesquisadores.
Na semana passada, o governador afirmou que a vacina chinesa teve 78% de eficácia na redução de casos leves, e de 100% nos casos moderados e graves da Covid-19.
Por causa de uma cláusula de confidencialidade com a Sinovac, não foi informada a eficácia geral, comumente divulgada pelos demais laboratórios, que se refere a infectados que evoluíram bem em casa e não precisaram de atendimento médico.
“Dimas Tadeu Covas, diretor do Butantan, apontou alguns dados aproximados relacionados a infecções pela Covid-19 detectadas durante a fase 3 do estudo da Coronavac no Brasil. Segundo ele, foram 218 infecções, sendo 160 no grupo placebo e pouco menos de 60 no grupo vacinado.
A partir desses dados, é possível calcular uma eficácia de cerca de 64%, 14 pontos percentuais abaixo dos 78% de prevenção de casos leves e 14 pontos percentuais acima dos 50% da eficácia mínima exigida pelas agências regulatórias, como a Anvisa. Para chegar a esse número —mais precisamente 63,75%—, leva-se em conta 58 infecções no grupo vacinado e grupos (placebo e o que tomou a vacina) do mesmo tamanho”, diz a Folha.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)