Eduardo Siqueira Campos vence segundo turno inédito em Palmas
Pela primeira vez em sua história, capital do Tocantins teve turno complementar; embates foram marcados por ataques mútuos sobre corrupção
O ex-prefeito de Palmas Eduardo Siqueira Campos (Podemos) venceu, neste domingo 27, o segundo turno e voltará a comandar a capital tocantinense após 30 anos. Com 100% das urnas apuradas, ele teve 53,03% dos votos válidos contra 46,97% da deputada estadual Janad Valcari (PL).
Essa foi a primeira vez em que houve segundo turno em Palmas. Pelas regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o turno complementar ocorre apenas nas cidades com mais de 200 mil habitantes. Como a capital tocantinense atingiu esse patamar em 2023, o eleitor palmense viveu essa situação inédita em 2024.
E não foi uma das melhores experiências.
O segundo turno foi marcado por uma intensa troca de acusações entre os dois candidatos que chegaram à reta final da disputa eleitoral em Palmas sobre supostos envolvimentos em esquemas de corrupção.
De um lado, a coligação de Siqueira Campos protocolou na Justiça Eleitoral pedido de cassação da chapa de Janad Valcaci por possível abuso de poder econômico e político durante a pré-campanha. Campos argumentou que Janad promoveu eventos de Dia das Mães com distribuição de eletrodomésticos, eletrônicos e bicicletas.
Além disso, como mostramos, o MP de Tocantins abriu investigação para apurar um suposto esquema de desvios de emendas parlamentares por meio da banda Barões da Pisadinha. Ela é ex-sócia do grupo musical.
Do outro lado, Janad utilizou em sua propaganda eleitoral vídeos com a condução coercitiva do ex-prefeito no âmbito da Operação Ápia, em 2017. Ele foi um dos alvos da operação da PF investigado por supostamente participar de uma organização especializada em fraudar licitações de terraplanagem e pavimentação asfáltica.
O candidato chegou a solicitar a suspensão da propaganda, mas o juiz eleitoral Gil de Araújo Corrêa negou os pedidos do ex-prefeito argumentando que “a simples menção à condução coercitiva e à Operação Ápia, sem imputação de condenação, está dentro dos limites do debate político legítimo e não configura, por si só, ofensa à honra do candidato.”
Quem é Siqueira Campos?
Eduardo Siqueira Campos (Pode) nasceu em Campinas (SP). Tem curso superior em Pedagogia. Iniciou a carreira política em 2006, quando concorreu à vaga de senador, mas não foi eleito. Em eleições posteriores, foi eleito deputado estadual duas vezes. Concorre a prefeito de Palmas pela coligação Juntos Podemos Agir (Agir/PRTB/Pode). Tem como vice o pastor Carlos Eduardo, do Agir.
Quem é Janad Valcari?
Janad Valcari (PL) nasceu em Goiânia (GO). Atualmente, ela é deputada estadual pelo PL. Em 2020, foi eleita vereadora. Disputa o cargo de prefeita de Palmas pela coligação União de Verdade (Republicanos/PL/União/Avante/MDB/PP/PRD/DC/Solidariedade/PMB). Seu vice é Pedro Cardoso (Republicanos).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)