Eduardo Pimentel vence disputa ‘Davi x Golias’ em Curitiba
Diferença entre estruturas dos dois candidatos ficou latente na reta final da campanha. Vice-prefeito teve orçamento 20 vezes superior ao da jornalista
O vice-prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel (PSD) fez valer a força do partido de Gilberto Kassab e do atual chefe de Poder Executivo, Rafael Greca, e venceu as eleições na capital do contra Cristina Graeml (PMB).
Com 92,24% das urnas apuradas, Pimentel tem 57,31% dos votos válidos contra 42,69% de sua adversária.
O segundo turno na capital paranaense foi uma espécie de luta Davi x Golias, o primeiro representado pela neófita Cristina Graeml e o segundo pelo vice-prefeito de Curitiba.
Participando de seu primeiro pleito e ainda por um partido nanico, Cristina teve vários problemas ao longo do segundo turno. O primeiro de ordem financeira. Mesmo chegando ao segundo turno, ela arrecadou pouco mais de 750 mil reais para disputar a prefeitura de uma das cidades mais importantes do país.
Seu adversário, por sua vez, contou com 14 milhões de reais para a sua campanha – quase 20 vezes mais que Cristina. Deste valor, 7 milhões vieram da executiva nacional da sigla. O vice-prefeito ainda contou com 500 mil reais do PL, que indicou o vice em sua chapa, o ex-candidato ao Senado Paulo Martins.
A disputa em Curitiba sempre foi vista pela cúpula do PSD como uma das mais importantes das eleições de 2024. Na visão do presidente do PSD, Gilberto Kassab, ter o comando de Curitiba era importante para impulsionar uma eventual candidatura presidencial de Ratinho Júnior, governador do Paraná.
A falta de estrutura na campanha de Cristina Graeml ficou latente logo no primeiro dia de horário eleitoral no rádio. A candidata não conseguiu entregar o primeiro programa a tempo de ser distribuído.
A candidata do PMB foi um dos nomes surpreendentes nessa disputa eleitoral de 2024, ao lado de Pablo Marçal, em São Paulo. Ela chegou à reta final da disputa eleitoral após uma arrancada surpreendente no final do primeiro turno, que contou, inclusive, com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ao longo da reta final da campanha, havia a expectativa que o capitão reformado realizasse um ato em Curitiba em apoio à candidata do PMB, mas isso não ocorreu.
Cristina, no entanto, desidratou após defender tarifas diferenciadas para moradores da periferia e foi punida pelo TRE-PR por divulgar em sua campanha uma suposta ligação de Pimentel com o presidente Lula.
Quem é Eduardo Pimentel?
Eduardo Pimentel Slaviero tem 40 anos e é natural de Curitiba (PR), formou-se em Administração e é pós-graduado em Agronegócios. O empresário é o atual vice-prefeito da capital paranaense, cargo que já acumulou com o de secretário estadual das Cidades. Ocupou o cargo de suplente de deputado estadual em 2010 e foi eleito vice-prefeito de Curitiba outras duas vezes, em 2016 e em 2020.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)