Eduardo Leite atualiza situação do Rio Grande do Sul
Até o momento são 39 mortes, 68 pessoas desaparecidas, 265 municípios afetados e mais de 24 mil desalojados
Em comunicado, na tarde desta sexta-feira, 3, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) atualizou os números da catástrofe causada pelas fortes chuvas no estado. Até o momento são 39 mortes, 68 pessoas desaparecidas, 265 municípios afetados e mais de 24 mil desalojados.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou o envio de 100 integrantes da Força Nacional para auxiliar nos esforços de resgate e apoio às vítimas. Este contingente é formado majoritariamente por bombeiros, profissionais essenciais em operações de salvamento.
Chuvas contabilizam mais de 100 mortos em menos de um ano no RS
Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde 29 de abril já causaram uma verdadeira tragédia no estado.
As regiões mais afetadas são a Central, dos Vales, Serra e Metropolitana de Porto Alegre. A situação é bastante crítica, com cerca de 14,8 mil pessoas fora de casa. Dessas, 4.645 estão abrigadas em locais de acolhimento e outras 10.242 estão desalojadas, hospedadas na casa de familiares ou amigos, informou reportagem do G1.
Desastres climáticos no Rio Grande do Sul
De acordo com especialistas, esses temporais são parte de uma série de desastres climáticos que têm assolado o estado nos últimos meses. Somente em 2023, ocorreram três eventos semelhantes, nos meses de junho, setembro e novembro, que resultaram na morte de 75 pessoas.
No entanto, as causas dessa última tragédia se diferenciam das anteriores. Segundo o governador Eduardo Leite (PSDB), os temporais que começaram no final de abril podem ser classificados como o “maior desastre do estado“. As chuvas intensas provocaram inundações e enchentes que afetaram diretamente a população.
A região mais atingida foi o Vale do Taquari, onde 54 pessoas perderam a vida em decorrência das cheias. Esse episódio foi considerado o maior desastre natural da história do Rio Grande do Sul até aquele período.
Alertas da Defesa Civil
Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.
Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)