Edinho Silva ainda é o favorito de Lula para a presidência do PT?
Prefeito de Araraquara tem enfrentado resistência no PT por não ter conseguido eleger sua sucessora na cidade do interior de São Paulo
Apesar de não ter conseguido eleger Eliana Honain como sua sucessora em Araraquara (SP), o prefeito Edinho Silva segue sendo o favorito de Lula para assumir a presidência do PT no lugar da deputada Gleisi Hoffmann (PR) em 2025, registrou O Globo.
O fracasso eleitoral do prefeito não foi suficiente para abalar a convicção de Lula de que Edinho Silva é o melhor nome para comandar a sigla, embora petistas contrários a ele tenham usado a derrota para desidratar a indicação.
Segundo o jornal, ao contrário de Lula, Gleisi defende a escolha de um nome do Nordeste para sucedê-la na presidência da legenda. Ela tem dito também que o ideal é chegar a um consenso, e não abrir uma disputa interna.
O nome do deputado José Guimarães (CE) tem sido colocado como uma possibilidade. O prefeito Edinho Silva, por outro lado, já afirmou a aliados que não abrirá mão de concorrer ao posto.
Queda de bastião do PT
Edinho Silva tinha atraído as expectativas do PT porque foi reeleito em 2020 em Araraquara, uma cidade de médio porte cercada por outras com prefeitos de direita.
A cidade, assim, tornou-se um bastião petista no interior paulista bolsonarista.
Araraquara também era considerada como uma cidade que enfrentou bem a pandemia de Covid, tanto que Edinho escolheu sua secretária de saúde, Eliana Honain, para sucedê-lo.
“Eliana Honain esteve à frente das pesquisas durante toda a campanha. Mas um movimento aconteceu na última semana, quando membros do núcleo do bolsonarismo visitaram a cidade para apoiar Dr. Lapena“, disse Bruno Silva, pesquisador do LabPol, da Unesp em Araraquara, a Crusoé. “Eles fizeram uma força-tarefa para mobilizar o eleitor da cidade e convencê-lo a votar.”
Como resultado, Eliana foi derrotada pelo médico cirurgião plástico Dr. Lapena, do PL.
Leia também em Crusoé: Amigo de Lula cotado para comandar PT sofre derrota amarga nas urnas e Um país em busca de novos líderes
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)