Dona da Burger King quer comprar Starbucks no Brasil
Descubra como a Zamp, agora controlada pelo fundo árabe Mubadala, negocia para se tornar Master Franqueada da Starbucks no Brasil.
A Zamp está em negociações com a Starbucks Corporation com o objetivo de se tornar a master franqueada da famosa marca de cafeterias americana no Brasil. As tratativas foram reveladas em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) após questionamento do órgão em razão de uma reportagem do jornal Valor Econômico sobre a negociação.
Segundo a Zamp, “acordo de confidencialidade” foi assinado e negociações prosseguem
No comunicado, a Zamp esclareceu: “A companhia iniciou tratativas com a Starbucks Corporation envolvendo o direito de explorar a marca e desenvolver as operações da Starbucks no Brasil, não tendo sido apresentada qualquer proposta ou celebrado qualquer acordo ou contrato com a Starbucks Corporation, exceto por um acordo de confidencialidade”.
Mubadala torna-se controlador da Zamp
Estas negociações ocorrem no mesmo dia em que a Zamp anunciou que o fundo árabe Mubadala tornou-se o controlador da empresa, com 58,2% do seu capital social. O Mubadala administra ativos num total de US$ 276 bilhões ao redor do mundo, em mais de 50 países.
Situação atual da Starbucks no Brasil
Atualmente, a marca Starbucks no Brasil é operada pela SouthRock, que entrou em recuperação judicial em dezembro de 2020, com dívidas de aproximadamente R$ 1,8 bilhão. Desde o final do último ano, cerca de 40 das 187 lojas da marca foram fechadas no país, o que incluiu alguns pedidos de despejo. Além disso, o aplicativo da Starbucks Brasil foi retirado do ar e o programa de fidelidade da marca encerrado.
Opiniões sobre a negociação
Para Eugênio Foganholo, sócio da Mixxer Desenvolvimento Empresarial, o momento da negociação é ideal. Segundo ele, “Para a corporation americana, é muito depreciativo manter sua marca em um grande mercado, como o brasileiro, controlada por uma empresa em recuperação judicial“. Já Paulo Solmucci Jr., presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), acredita que a negociação pode ser positiva para reativar a marca no país.
“Ainda que as sinergias entre as diferentes marcas [Starbucks, Burger King e Popeyes] não venha tão rapidamente, a Zamp pode resgatar a operação da Starbucks no país, que vem sofrendo com os atuais donos“, ponderou.
Expansão com o Mubadala e perspectivas futuras
Com o Mubadala, a Zamp tem potencial para renovar seu fôlego para expansão, segundo especialistas. “Eles devem acelerar a formação de um portfólio de negócios em franquias de alimentação. Com Burger King, Starbucks e Popeyes, a operação fica muito mais robusta e abre espaço para novas aquisições e, eventualmente, até para a chegada de novas marcas ao Brasil“, comentou Foganholo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)