Documento interno do CNPq não esclarece o que causou pane no Lattes
Documentos internos do CNPq, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, não esclarecem o que causou a pane na plataforma de currículos Lattes, que ocorreu no fim de julho...
Documentos internos do CNPq, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, não esclarecem o que causou a pane na plataforma de currículos Lattes, que ocorreu no fim de julho.
A plataforma ficou completamente fora do ar por 10 dias. Oficialmente, até hoje a razão do problema não foi explicada.
O Antagonista obteve, via Lei de Acesso à Informação, os documentos internos produzidos durante a crise. Dois e-mails foram enviados em 17 de junho, um mês antes de a pane ocorrer para valer. O primeiro informa “um problema na consulta dos currículos” e o segundo diz que o problema foi corrigido.
O CNPq forneceu, na terça retrasada (17), um único documento sobre a pane. O e-mail é do fim da tarde de uma sexta-feira, 23 de julho, e diz apenas: “Srs. usuários, detectamos instabilidades nos acessos aos recursos de rede, a equipe técnica está trabalhando para identificar e resolver o problema”.
Em 28 de julho, a assessoria de imprensa do Ministério da Ciência e Tecnologia afirmou que “[o] problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados”. Porém, o ministério nunca informou qual foi esse diagnóstico.
Em vídeo gravado no mesmo dia, o presidente do CNPq, Evaldo Vilela, disse: “O problema em um dispositivo do equipamento, a chamada controladora do storage (…) a falha de uma peça que pode ser substituída”.
Vilela, porém, não diz no vídeo qual problema foi esse ou o que causou a falha na peça.
O Antagonista enviou várias perguntas à assessoria de imprensa do Ministério da Ciência e Tecnologia, que até hoje não nos respondeu.
CNPq é a sigla de Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Leia também:
Depois de queda do Lattes e incêndio na Cinemateca, GSI publica plano de gestão de riscos
Plataforma Lattes, de currículos de pesquisadores, está fora do ar há 3 dias
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)