Diretora médica da Pfizer: “As crianças são uma fonte importante para a transmissão da doença”
A diretora médica da Pfizer Brasil, Márjori Dulcine, disse nesta terça (4) que as crianças podem se tornar "as principais disseminadoras da pandemia no futuro próximo", e que no Brasil a Covid mata mais crianças do que em outros países...
A diretora médica da Pfizer Brasil, Márjori Dulcine, disse nesta terça (4) que as crianças podem se tornar “as principais disseminadoras da pandemia no futuro próximo”, e que no Brasil a Covid mata mais crianças do que em outros países.
“A Covid-19 é uma infecção grave e que tem um elevado potencial de risco de morte em crianças. E caso as crianças não sejam imunizadas, elas continuarão vulneráveis à doença”, disse Dulcine, na audiência pública sobre vacinação de crianças.
“Embora a taxa de mortalidade por Covid-19 em crianças seja substancialmente menor do que em adultos, houve um número maior, muito maior, de óbitos por síndrome respiratória por Covid nessa faixa etária do que síndrome respiratória grave por outros tipos de vírus respiratórios”, acrescentou.
Dulcine citou uma nota da Sociedade Brasileira de Pediatria, publicada no fim do ano passado, que mostra que as taxas de letalidade e mortalidade associadas à Covid em crianças e adolescentes são “muito maiores” no Brasil do que em outros países.
“As crianças são uma fonte importante para a transmissão da doença”, acrescentou a diretora médica. “Podendo transmitir a Covid-19 por períodos mais longos e se tornar as principais disseminadoras da pandemia no futuro próximo”.
A Anvisa aprovou a vacina pediátrica da Pfizer em 16 de dezembro. Essa vacina é diferente daquela aplicada em adolescentes e adultos. Não há doses no Brasil.
Balanço do Conass divulgado no começo de dezembro contou 301 crianças de 5 a 11 anos mortas por Covid no Brasil desde o começo da pandemia.
Foram 156 mortes em 2020 e e pelo menos outras 145 mortes até 2021.
Nos Estados Unidos, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos começou em novembro. Mais de 7 milhões delas já foram vacinadas.
Leia mais:
Queiroga diz que crianças não são “depósitos de vírus”
“Inadequada a polemização sobre a vacinação de crianças”, diz Associação Médica Brasileira
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)