Direita bolsonarista triunfa em Fortaleza (CE)
A força do bolsonarismo (ou do fundo partidário do PL) na capital cearense também se revelou na eleição dos vereadores. Duas vereadoras do partido do ex-presidente Bolsonaro tiveram votações expressivas
Ao chegar ao 2º turno da corrida pelo comando da Prefeitura de Fortaleza na primeira colocação, o jovem bolsonarista André Fernandes (PL) despontou como nova liderança da direita em Fortaleza, destronando Capitão Wagner (União Brasil) que havia se movimentado mais para o centro desde as últimas eleições.
Wagner começou a campanha na liderança, mas as últimas pesquisas já apontavam a sua queda. O candidato do União, que tentou engatar o mote “não basta ser de direita; é preciso ser direito”, para se contrapor ao ex-aliado bolsonarista terminou em quarto lugar, praticamente empatado com o prefeito José Sarto (PDT), apoiado por Ciro Gomes. Aliás, a derrota de Sarto é um marco histórico: pela primeira vez na história, o prefeito de Fortaleza está fora da disputa pela reeleição no segundo turno.
A força do bolsonarismo (ou do fundo partidário do PL) na capital cearense também se revelou na eleição dos vereadores. Duas vereadoras do partido do ex-presidente Bolsonaro tiveram votações expressivas. A evangélica Priscila Costa foi a mais votada de Fortaleza, como 36.226 votos e a esposa do dirigente estadual do PL, Bella Carmelo foi a terceira mais votada com 28.138 votos.
Girão declara apoio à candidatura bolsonarista
Outro expoente da direita, porém, o senador Luís Eduardo Girão teve uma votação pouco expressiva e seu partido (Novo) não conseguiu atingir a coeficiente eleitoral, ficando, pois, sem representação na Câmara dos vereadores. Imediatamente após a apuração dos votos, Girão declarou apoio à candidatura de André Fernandes no segundo turno, contra Evandro Leitão (PT):
“Ao mesmo tempo em que agradeço meus conterrâneos que resistiram ao boicote flagrante do ´sistema´ contra nossa candidatura está claro como o sol que não se discutiu um projeto para a capital da “Terra da Luz” nestas eleições” […] Mas tenho muita Fé e Esperança que não sucumbiremos as trevas e as sombras com o Evandro Leitão, recém convertido ao PT, a frente do executivo municipal”, continuou o ex-candidato, que ficou em quinto colocado.
“Esse seria o pior cenário possível já que o fortalezense está sofrendo muito com os petistas tanto na esfera federal quanto na estadual onde o crime, a vingança e a irresponsabilidade fiscal imperando sem piedade contra nossa população. Conte comigo, André Fernandes”, finalizou nas suas redes sociais, legendando uma foto na qual aparecem abraçados os três candidatos: Girão (Novo), Wagner (União) e André (PL)
Capitão Wagner não declarou apoio a Fernandes
Wagner, porém,ainda não declarou apoio a nenhum dos candidatos que seguem na disputa — André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT). Em nota, o ex-deputado federal agradeceu aos eleitores que votaram nele e afirmou que vai se dedicar à família.
Lula em Fortaleza
O ex-governador e atual ministro da Educação, Camilo Santana (PT), confirmou que o presidente Lula (PT) visitará Fortaleza por dois dias, a partir de sexta-feira, 11. No sábado pela manhã, Lula apoiará a candidatura de Evandro Leitão (PT), que disputa o segundo turno contra André Fernandes (PL).
O presidente percorrerá as principais ruas do centro da cidade em um carro aberto, acompanhado por eleitores de Evandro, finalizando a caminhada na Praça do Ferreira. Esse será o mesmo trajeto que Lula fez na reta final da campanha de Elmano de Freitas em 2022, quando o cearense venceu no primeiro turno.
Com 100% de urnas apuradas em Fortaleza, André e Evandro disputarão o segundo turno das eleições na Capital cearense. André contabilizou 40,20%, enquanto Evandro 34,33%. Sarto, 11,75%. Capitão Wagner, 11,40%. Eduardo Girão ficou com 1,06%.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)