Dino manda PF investigar crime de genocídio e omissão contra yanomamis
O ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou à Polícia Federal, nesta segunda-feira, que abra uma investigação para apura a autoria de crime de genocídio e omissão de socorro contra o povo Yanomami, em Roraima...
O ministro da Justiça, Flávio Dino (foto), determinou à Polícia Federal, nesta segunda-feira (23), que abra uma investigação para apurar a autoria de crime de genocídio e omissão de socorro contra o povo Yanomami, em Roraima. O ofício foi encaminhado ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.
Trecho do documento diz que, conforme relato do presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Yek’wana (Condisi-YY), “os yanomami foram muito afetados pela desassistência, falta de medicamentos e invasões”.
Segundo o Ministério dos Povos Indígenas, 99 crianças do povo Yanomami morreram em razão do avanço do garimpo ilegal na região. Os dados são referentes a 2022, e as vítimas foram crianças entre um a 4 anos.
Em publicação nas redes sociais, a ministra Sonia Guajajara afirmou que ao menos 570 crianças morreram em decorrência de desnutrição nos últimos quatro anos, durante o governo de Jair Bolsonaro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)