Dificuldades marcam implementação da nova carteira de identidade
Existem relatos de que está sendo complexo para os portadores da nova identidade abrir contas em bancos digitais, entre outros problemas.
Apesar de ser parte do esforço do governo para tornar a identificação dos cidadãos mais segura e padronizada, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) tem enfrentado diversos desafios de aceitação.
Desde a abertura de contas bancárias até a criação de cadastros comerciais, os portadores da CIN têm relatado problemas.
Adoção em fases e desconhecimento da nova carteira de identidade
No Rio de Janeiro, por exemplo, a adoção da carteira está sendo feita em fases, sendo já entregue para crianças e adultos de até 30 anos.
Contudo, uma vez em posse da nova identidade, os cidadãos começam a enfrentar problemas.
Em muitos lugares, como lojas e hospitais, os cadastros ainda exigem o antigo número do RG e os atendentes desconhecem o novo modelo do documento, gerando confusões e entraves.
Inconvenientes com bancos digitais
Existem relatos também de que está sendo complexo para os portadores da nova identidade abrir contas em bancos digitais.
O engenheiro de transportes Pedro Souza, por exemplo, afirmou que tentou abrir uma conta para a filha no Banco Inter e a tentativa era interrompida quando o app pedia que o documento de identificação fosse lido.
A mensagem “Ops! Documento não suportado” era exibida na tela.
Prazo de adaptação para os estados
Segundo decreto governamental, os estados têm uma janela de 10 anos para planejar e substituir as carteiras do modelo antigo pela nova CIN.
Atualmente, além do Rio, outros 13 estados já seguem essa iniciativa.
O prazo para adesão foi prorrogado até o dia 11 do próximo ano para os estados que ainda não emitem o novo modelo.
- Distrito Federal
- Goiás,
- Mato Grosso
- Acre
- Maranhão
- Ceará
- Rio de Janeiro
- Paraná
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Pernambuco
- São Paulo
Solicitação da nova Carteira de Identidade Nacional
A nova carteira de identidade pode ser solicitada mediante a apresentação da certidão original de nascimento ou casamento e o documento de CPF. Caso a pessoa não apresente o CPF, vai receber o modelo antigo de identidade.
A nova CIN possui um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento e saber se ele foi furtado, clonado ou extraviado.
A Carteira de Identidade no formato digital
Desde agosto, a nova CIN está disponível em formato digital pelo aplicativo Gov.br do governo federal. Ela poderá ser baixada após a emissão do documento impresso. Basta realizar o cadastro no app e ter acesso ao documento pelo celular.
Prazo de validade do documento antigo
O documento anterior permanece válido em todo o Brasil até 28 de fevereiro de 2032, o que permite uma transição gradual para o novo modelo.
Vale ressaltar que os idosos não precisam trocar o documento.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)