Desenrola Brasil: programa promete renegociar dívidas de MEIs e Pequenas Empresas
Desenrola Brasil, o novo programa busca auxiliar empresas endividadas.
Um novo programa de renegociação de dívidas tem a previsão de auxiliar cerca de 8 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs) e pequenas empresas do Brasil.
Seu propósito é dar uma segunda chance para esses profissionais que enfrentam dificuldades financeiras, especialmente em decorrência da recente crise resultante da pandemia.
Quem pode se beneficiar pelo novo programa
O número estimado de beneficiados foi apresentado pelo Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França.
O cálculo inclui tanto empreendedores que possuem dívidas com bancos quanto aqueles com atrasos no recolhimento de impostos ao governo.
Esta iniciativa, segundo o Ministro França, pode ser um respiro para as micro e pequenas empresas que lutam para se recuperar economicamente.
Detalhes do programa de renegociação de dívidas
Este novo programa, intitulado “Desenrola Brasil”, é um prosseguimento do projeto já existente para pessoas físicas, que auxiliou 12 milhões de indivíduos a renegociar suas dívidas, com descontos médios de 85%.
A ideia é replicar este sucesso, fazendo o lançamento da versão para pessoas jurídicas no próximo mês.
É importante ressaltar que, durante o pico da crise causada pela pandemia, muitas das micro e pequenas empresas recorreram a linhas de crédito emergencial do governo.
Infelizmente, como resultado da alta dos juros nesse período, estima-se que entre 7% a 8% dessas empresas estejam agora inadimplentes.
O novo “Desenrola” tem como um dos seus principais focos justamente esse público.
A perspectiva futura para pequenos empreendedores
As medidas que estão sendo tomadas no sentido de se criar um programa de renegociação de dívidas, demonstram uma preocupação, por parte do governo, em fomentar um ambiente favorável para recuperação financeira das pequenas empresas.
Com débitos regularizados, espera-se que os empreendedores consigam, futuramente, contratar crédito novamente e investir em seus negócios.
Aliado a isso, está o esforço contínuo do governo em fornecer uma identificação para profissionais autônomos, como vendedores ambulantes e engraxates.
Essa medida visa facilitar a regularização e legalização do trabalho autônomo, contribuindo também para a minimização das dívidas desses profissionais.
O novo programa tem tudo para ser uma grande virada para milhões de empresas e profissionais que estão lutando para se reerguer na economia.
Continuaremos acompanhando e trazendo as principais novidades para você.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)