Deputado quer proibir linguagem neutra no hino nacional
Discussão sobre o assunto ocorreu após uma uma cantora entoar “des filhes” no verso “dos filhos deste solo és mãe gentil, pátria amada, Brasil”
O deputado federal Dr. Zacharias Calil (União-GO, foto) apresentou um projeto de lei para barrar o uso de linguagem neutra em solenidades de execução do hino nacional.
A proposta vem na esteira da polêmica sobre o uso da linguagem neutra durante o comício do candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) no final de semana.
De acordo com o projeto de lei, a vedação aplica-se “a todas as solenidades oficiais, eventos públicos, comícios, eventos eleitorais, cerimônias cívicas, escolares e esportivas”.
Caso ocorra o desrespeito a execução do hino, o responsável pelo evento ou as pessoas que executarem o hino com a letra modificada estariam sujeitos a uma multa que varia de 5 mil a 15 mil reais, caso ocorra a reincidência.
“O hino nacional brasileiro é um símbolo de identidade e unidade nacional, cuja integridade deve ser preservada. Recentes episódios de execução do hino em linguagem neutra durante eventos políticos evidenciam a necessidade de reforçar sua proteção legal”, afirma o parlamentar na proposta.
“Este projeto de lei visa assegurar a execução do hino exclusivamente com sua letra original, vedando modificações que possam desvirtuar seu significado”, acrescentou o parlamentar.
Quando começou a discussão sobre a linguagem neutra no hino nacional?
Durante comício no final de semana do candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL), a cantora Yurungai – que se classifica como uma intérprete da música popular brasileira a partir de influências africanas – resolveu declamar “des filhes” no verso “dos filhos deste solo és mãe gentil, pátria amada, Brasil”.
A alteração da letra do hino gerou críticas e uma representação contra Boulos na Procuradoria-Geral da República (PGR). O deputado federal apagou o vídeo após a polêmica. A campanha de Guilherme Boulos negou que tivesse qualquer gerência sobre o uso da linguagem neutra no hino nacional.
Como mostramos mais cedo, deputados federais também apresentaram uma moção de repúdio a Lula por ter participado do evento.
Leia a proposta na íntegra:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)