Deputado propõe ação emergencial para turismo no RS
O texto prevê ações como a flexibilização e renegociação especial de tributos e contribuições para o turismo gaúcho
O deputado federal Márcio Biolchi (MDB-RS) protocolou o projeto de lei 1943/2024, que propõe a criação do “Programa Contingencial e Reconstrução do Turismo e da Vitivinicultura Gaúcha”, com medidas emergenciais para minimizar os impactos financeiros e materiais sofridos por esses setores vitais para a economia gaúcha, por conta das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.
O texto prevê ações como a flexibilização e renegociação especial de tributos e contribuições; e o uso de dotações orçamentárias próprias e outras fontes de recursos para custear as medidas previstas, com o objetivo de dar um alívio imediato para os setores afetados, assegurando a continuidade das atividades econômicas e a preservação dos empregos.
Segundo o deputado, a necessidade do projeto é urgente, pois os danos severos causados pelas condições climáticas adversas causaram um grande prejuízo a dois dos setores vitais da economia gaúcha.
“O turismo é um dos pilares econômicos de várias regiões do Rio Grande do Sul e conta com esta área para movimentar parte significativa de sua economia, com milhares de hotéis, restaurantes e meios de transporte essencialmente para servir esse segmento. Muitos gaúchos e suas famílias dependem deste setor que emprega milhares de pessoas. A retomada da vida delas também depende de um alívio urgente”, alerta Biolchi.
Além disso, campanhas promovidas por entidades como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) têm buscado incentivar os turistas a remarcarem suas viagens, ajudando a manter uma perspectiva de recuperação econômica para o segundo semestre.
“O turismo é um dos pilares econômicos de várias regiões do Rio Grande do Sul. A vitivinicultura, por exemplo, um dos setores mais emblemáticos, está entre os mais prejudicados. Muitos produtores tiveram as suas estruturas danificadas. As ações propostas visam proporcionar um alívio imediato, assegurando a continuidade das atividades econômicas e a preservação dos empregos”, destaca o parlamentar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)