Deputado federal bolsonarista vence petista em Cuiabá
Pelo simbolismo, disputa em segundo turno na capital de Mato Grosso era vista como uma das prioridades do Palácio do Planalto
O deputado federal bolsonarista Abílio Brunini (PL) venceu o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) e será o novo prefeito de Cuiabá, capital de Mato Grosso. Com 100% das urnas apuradas, Brunini tem 53,80% dos votos válidos contra 46,20% de seu adversário.
A disputa em segundo turno na capital de Mato Grosso era vista como uma das prioridades da Executiva Nacional do PT e do Palácio do Planalto por envolver um petista sanitarista contra um ultrabolsonarista.
Além disso, a disputa pela Prefeitura de Cuiabá envolveu diretamente um dos ministros de Lula: o da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD). Para tentar atrair o partido para o palanque de Cabral, o partido indicou a filha de Fávaro, para compor a chapa com o petista. Rafaela Fávaro é presidente do PSD Mulher em Mato Grosso.
Ao longo do segundo turno, o PT reforçou ao máximo a campanha de Lúdio Cabral. No início do segundo turno, o petista recebeu 5,3 milhões de reais da executiva nacional. Esse foi o segundo maior recebido por um candidato do partido neste segundo turno. Ele ficou atrás apenas de Evandro Leitão, em Fortaleza, que recebeu 7,7 milhões de reais da sigla.
Na reta final da campanha, Cabral contou com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), um suporte que, por exemplo, Guilherme Boulos também teve no segundo turno. O magnata do agronegócio Elusmar Maggi Scheffer também declarou apoio ao petista.
Do outro lado, Brunini teve o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, em ato realizado na capital de Mato Grosso em 14 de outubro. Participaram também do evento o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS), o senador Wellington Fagundes (PL), o deputado federal José Medeiros (PL), entre outros.
O parlamentar apostou, principalmente, na pauta de costumes para conseguir atrair o eleitor de direita. Por isso, foi obrigado a líder com algumas saias-justas como uma afirmação de que as vacinas não tinham eficácia comprovada em sabatina realizada na TV Globo.
No final do segundo turno, Brunini recebeu apoio de líderes evangélicos, mas teve problemas com o próprio PL para financiar a reta final da campanha. A executiva nacional não fez nenhum aporte financeiro ao candidato nas duas primeiras semanas do segundo turno.
Quem é Abílio Brunini?
Abilio Jacques Brunini Moumer tem 40 anos e é natural de Cuiabá (MT). É arquiteto e concorre pela coligação Resgatando Cuiabá, formada pelo Partido Liberal (PL), Partido Novo (Novo), Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e Democracia Cristã (DC). Atualmente, ocupa o cargo de deputado federal pelo Mato Grosso. Em 2016, foi eleito vereador por Cuiabá. Em 2020, concorreu ao cargo de prefeito, mas não foi eleito.
Quem é Lúcio Cabral?
Lúdio Cabral tem 53 anos e é natural de Rio Verde (GO). É médico e concorre pela coligação Coragem e Força Para Mudar, composta da Federação Brasil da Esperança – FE Brasil (PT/PCdoB/PV), do Partido Social Democrático (PSD) e da Federação PSOL Rede. Atualmente, está no segundo mandato seguido de deputado estadual. Em 2004, concorreu pela primeira vez, sendo eleito vereador. Em 2008, foi reeleito. Em 2012, candidatou-se à prefeitura, mas não foi eleito. Em 2014, disputou o governo do estado, não sendo eleito.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)