Deputado do PTB no Amazonas é alvo de buscas por esquema de fraude
O Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público do Amazonas e a Polícia Civil cumprem agora de manhã mandados de busca e apreensão nas cidades de Presidente Figueiredo, Parintins e Manaus...
O Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público do Amazonas e a Polícia Civil cumprem agora de manhã mandados de busca e apreensão nas cidades de Presidente Figueiredo, Parintins e Manaus.
As ações fazem parte da Operação Cachoeira Limpa, que investiga crimes de fraude à licitação, peculato, lavagem de dinheiro e de integrar organização criminosa.
Entre os alvos estão o deputado estadual Saullo Vianna, expulso do Cidadania e abrigado no PTB por Roberto Jefferson, que mantém dois irmãos (Ronaldo e Ricardo Monteiro Francisco) como secretários do governo Wilson Lima.
Também são alvo das buscas o ex-prefeito de Presidente Figueiredo Romeiro José Costeira Mendonça (2017 a 2020), o ex-vice-prefeito Mário Jorge Bulbol Abrahão, o ex-secretário de finanças Jander de Melo Lobato, o ex-presidente da comissão permanente de licitação Jender de Melo Lobato, entre outros servidores públicos e empresários.
Segundo o Ministério Público, o grupo é suspeito de causar prejuízo de R$ 23 milhões aos cofres públicos do município de Presidente Figueiredo durante gestão que se encerrou em dezembro do ano passado.
Para dissimular o desvio do dinheiro público, diz o MP, os integrantes da organização abriam pessoas jurídicas em Manaus em nome de laranjas, controladas pelo deputado Saullo Vianna. Na época, Vianna era cunhado do então vice-prefeito Mário Abrahão.
O MP chegou a pedir a prisão e afastamento do cargo de Vianna, que também foi alvo da PF no ano passado, mas a Justiça negou os pedidos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)