Deputado do PL votou a favor de Janones no Conselho de Ética
O pedido de cassação foi arquivado nesta quarta-feira, 5, por um placar de 12 a 5 no Conselho de Ética da Câmara
Integrante do PL, o deputado Junior Lourenço (MA) votou a favor do arquivamento do pedido de cassação do deputado André Janones (Avante-MG) no Conselho de Ética. Líderes do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro defendem agora a expulsão de Lourenço.
O pedido de cassação foi arquivado nesta quarta-feira, 5, por um placar de 12 a 5 no Conselho de Ética. Dos cinco votos a que o PL tinha direito na votação, quatro foram favoráveis ao seguimento do caso no órgão. Junior Lourenço foi o único a registrar voto a favor do arquivamento.
O pedido de cassação contra Janones foi apresentado pelo PL por possível quebra de decoro parlamentar. O caso teve como base as suspeitas de rachadinha no gabinete do parlamentar mineiro.
A representação faz referência a uma gravação de áudio, datada de 2019, na qual Janones diz a assessores que parte deles teria que devolver uma quantia do salário para abater um prejuízo na campanha eleitoral de 2016.
Relator do pedido de cassação, o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) apresentou seu parecer defendendo o arquivamento da ação. O deputado do PSOL disse que não chegou a tratar do mérito da acusação apresentada, mas apenas da alegação de que seu aliado tinha sugerido o esquema fora do atual mandato, e, portanto, não poderia perder a cadeira conquistada nas eleições de 2022.
A sessão que livrou Janones de um processo que poderia cassar seu mandato foi tumultuada, com troca de provocações entre governistas e a oposição.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)