Deputada do Cidadania cobra explicações do BNDES sobre ‘investigação que não encontrou nada’
A deputada Paula Belmonte (Cidadania/DF) enviou ao presidente do BNDES, Gustavo Montezano, uma carta aberta em que pede explicações sobre a investigação privada que não encontrou ilegalidades nos bilionários contratos do banco com JBS, Bertin e Eldorado...
A deputada Paula Belmonte (Cidadania/DF) enviou ao presidente do BNDES, Gustavo Montezano, uma carta aberta em que pede explicações sobre a investigação privada que não encontrou ilegalidades nos bilionários contratos do banco com JBS, Bertin e Eldorado.
Como O Antagonista noticiou mais cedo, o contrato com os escritórios de advocacia Cleary Gottlieb Stenn & Hamilton e Levy & Salomão Advogados foi assinado na gestão de Paulo Rabello de Castro e custou aos cofres estatais R$ 48 milhões.
Belmonte, que foi 1ª vice-presidente da CPI do BNDES, disse estranhar que o colegiado não tenha sido informado por Montezano a respeito da investigação privada.
“Segundo informações fornecidas pelo BNDES à imprensa, o contrato foi prorrogado por mais 30 meses em 2018 e parte da investigação foi feita no mesmo período em que funcionou a CPI do BNDES. Meu primeiro questionamento é: por que a CPI não foi avisada que havia uma investigação em curso contratada pelo BNDES?”
Para a parlamentar, o BNDES “desprezou o trabalho de órgãos de controle e fiscalização como o TCU e o MP, além do próprio Congresso Nacional, representado pelos parlamentares da CPI”. “É preciso ter respeito ao povo brasileiro! A sociedade brasileira espera uma resposta do BNDES com a urgência que o caso requer.”
Em nota enviada a O Antagonista, o BNDES disse que a “CPI sabia que a investigação da JBS estava em curso”.
“O dado foi apresentado diversas vezes por diferentes envolvidos, como comprovam reportagens e registro das sessões. Foi em sessão da CPI, inclusive, que o BNDES apresentou pela primeira vez o valor global da investigação. Essa sessão ocorreu em agosto de 2019.”
Confira AQUI a íntegra.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)