“Dentro da expectativa”, diz Saúde sobre 1º mês do novo coronavírus no Brasil
Indagado por O Antagonista sobre como avalia a evolução do novo coronavírus neste primeiro mês no Brasil, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, afirmou que "está dentro da nossa expectativa"...
Indagado por O Antagonista sobre como avalia a evolução do novo coronavírus neste primeiro mês no Brasil, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, afirmou que “está dentro da nossa expectativa” — em um mês, o país registrou 2.915 casos e 77 mortes.
“Tínhamos projeção de a cada 3 dias termos o dobro do número de casos. Estamos até abaixo, hoje tivemos acréscimo de 20% dos casos em relação ao dia anterior. Ontem, tivemos 11% de casos em relação ao dia anterior. Na terça-feira, tivemos 16% de casos em relação ao dia anterior. Então estamos ficando abaixo desses 33% que imaginávamos que poderíamos ter diariamente. A nossa média, desde 13 de março, quando completamos o centésimo caso até agora, é de 31%, ou seja, abaixo dos 33%”, afirmou Gabbardo.
O secretário disse que a pasta não vai divulgar a projeção do crescimento — dado como certo — nos próximos 30 dias, embora internamente os técnicos já tenham traçado vários cenários.
“Se começarmos a ampliar enormemente o número de testes, vamos ter um crescimento do número de casos. Normal. Não vai ter alterado nada a situação de doença das pessoas”, disse.
Secretário de Vigilância, Wanderson de Oliveira comparou com a situação dos Estados Unidos:
“Olhando o dado dos Estados Unidos, foi exatamente o que aconteceu. Está testando muito, está com volume de casos confirmados de 55 mil e um número de óbitos bem mais baixo que outros países. Está testando e pegando muitos casos leves. Nós ainda estamos aumentando nossa capacidade, estamos focando e dedicando testes para casos sintomáticos e graves. Teremos ao longo dos próximos 30 dias, fechando parcerias com empresas privadas, vamos fazer muitos testes simultaneamente”, disse.
Novo coronavírus: 2.915 casos confirmados e 77 mortes em um mês no Brasil
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)