Dengue avança no Brasil com o aumento das temperaturas
Descubra como o aumento dos casos de dengue no Brasil está ligado às altas temperaturas e mudanças climáticas em estudo da Fiocruz.
Dados recentes apontam que as altas temperaturas, provenientes das mudanças climáticas e do desmatamento, estão diretamente ligadas ao crescimento dos casos de dengue em todo país. Segundo um estudo realizado pelo pesquisador Christovam Barcellos, do Observatório de Clima e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), a dengue vem se alastrando para as regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil devido ao aumento dos eventos climáticos extremos, como secas e inundações.
O que está causando a propagação da Dengue?
Anteriormente, regiões de altitudes elevadas como o interior do Paraná, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul funcionavam como barreiras para a transmissão da dengue. Contudo, a realidade atual é bem diferente. A degradação ambiental de biomas como o Cerrado e o aumento quase permanente de temperaturas nessas áreas tornaram possíveis altas taxas de incidência da doença.
Como o Clima interfere na propagação da Dengue?
“Na demografia dessas regiões, onde temos visto um aumento de temperatura, também notamos um desmatamento muito acelerado. Dentro do Cerrado Brasileiro, existem cidades que já apresentam ilhas de calor, áreas de subúrbio ou periferias com péssimas condições de saneamento, dificultando ainda mais o combate ao mosquito transmissor da dengue”, comenta Barcellos.
A pesquisa realizada pela Fiocruz
Por meio de técnicas de mineração de dados, Barcellos avaliou a associação entre as anomalias térmicas, fatores demográficos e mudanças nos padrões de incidência da dengue ao longo de um período de 21 anos. O estudo realização em cooperação com a pesquisadora Rachel Lowe e Raquel Martins Lana, do Centro de Supercomputação de Barcelona, e Vanderlei Matos, do Observatório de Clima e Saúde do Icict/Fiocruz, foi publicado no portal Scientific Reports da Nature.
Os dados coletados são um alerta para a necessidade de políticas públicas de prevenção e combate à dengue no Brasil, considerando também os fatores ambientais e demográficos na ação de planejamento dessas medidas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)