Delegado da PF suspeito de “vender inquéritos” é demitido
O delegado da Polícia Federal Fernando Caieron teve a demissão publicada nesta quarta-feira (19) no Diário Oficial da União, por violar regras do funcionalismo público. Ele foi preso em 2019 na Operação Chabu, que desbaratou grupo de policiais federais e rodoviários que vendiam inquéritos para investigados...
O delegado da Polícia Federal Fernando Caieron teve a demissão publicada nesta quarta-feira (19) no Diário Oficial da União, por violar regras do funcionalismo público. Ele foi preso em 2019 na Operação Chabu, que desbaratou grupo de policiais federais e rodoviários que vendiam inquéritos para investigados.
De acordo com o DO, o delegado infringiu a lei “ao exercer o comércio ou participar de sociedade comercial” e “prevalecer-se, abusivamente, da condição de funcionário policial; revelar segredo do qual se apropriou em razão do cargo; e praticar ato de improbidade administrativa”.
Nas apreensões realizadas, os agentes descobriram no celular de Caieron imagens da tela do computador do delegado Márcio Anselmo, hoje aposentado e ex-coordenador do grupo de trabalho da Lava Jato na Polícia Federal.
Os vazamentos atribuídos a Caieron visavam a políticos e empresários. De acordo com a investigação, as informações sigilosas eram negociadas para proteção dos alvos da própria PF e espionagem dos investigadores.
Em 2005, Cairon também caiu na Operação Playboy, que desarticulou uma das maiores quadrilhas de tráfico internacional de drogas do país.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)