Defesa Civil emite alerta de inundações no RS
Devido às fortes chuvas que têm ocorrido nos últimos dias, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta de possibilidade de inundações por conta das cheias em vários rios do estado...
Devido às fortes chuvas que têm ocorrido nos últimos dias, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta de possibilidade de inundações por conta das cheias em vários rios do estado.
Os rios que estão sob alerta incluem o Rio Gravataí, com níveis elevados, principalmente entre Gravataí e Canoas; o Rio dos Sinos, em elevação entre Taquara e São Leopoldo; o Rio Caí, a partir de São Sebastião do Caí até Montenegro; o Rio Santa Maria, em Rosário do Sul; o Rio Ibirapuitã, em Alegrete; e o Lago Guaíba.
Situação atual do Lago Guaíba
Sabrina Ribas, chefe de Comunicação Social da Defesa Civil Estadual do Rio Grande do Sul, atualizou a situação do Lago Guaíba. Segundo ela, os níveis do lago mostram uma tendência de permanecerem altos até hoje (28) e começarem a diminuir amanhã. Na manhã desta quarta-feira (27), o Lago Guaíba transbordou em Porto Alegre, atingindo a marca de 3,17 metros, o que representa 37 centímetros acima da cota de inundação. Esse foi o maior nível registrado em 82 anos. As águas chegaram a 4,75 metros no Centro Histórico de Porto Alegre.
Devido à cheia do lago, a prefeitura de Porto Alegre fechou as comportas do Guaíba, o que resultou na suspensão das operações portuárias na região. A prefeitura informou que pretende reabrir três comportas do Cais Mauá ainda nesta tarde. A orla do Guaíba está parcialmente interditada aos visitantes e o uso dos equipamentos esportivos está suspenso. A população foi orientada a evitar circular na região.
Previsão do tempo
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de uma trégua nas chuvas intensas em partes do Rio Grande do Sul e Santa Catarina nesta quinta-feira (28). O sol voltou a aparecer com poucas nuvens na região, e são esperadas chuvas passageiras devido à umidade vinda do litoral.
O Inmet prevê que uma massa de ar frio na Região Sul fará com que as temperaturas caiam até a noite desta sexta-feira (29). No sábado, há previsão de pancadas de chuva em quase todo o Rio Grande do Sul. Mas, no domingo (1), o sol voltará a aparecer.
Até o momento, as chuvas intensas no Vale do Taquari já causaram 50 mortes. O número de desaparecidos caiu para oito pessoas, sendo três em Muçum, duas em Lajeado e uma em Arroio do Meio, Encantado e Roca Sales.
De acordo com a Defesa Civil do estado, 490 pessoas estão desabrigadas e 943 feridas. A chuva afetou 402.297 pessoas residentes em 107 cidades gaúchas.
Visita do governo federal
Uma comitiva do governo federal, que inclui a primeira-dama Janja Lula da Silva, visitou algumas das vítimas das enchentes nesta quinta-feira, por determinação do presidente. O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, acompanhou a visita.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)