Datafolha indica avanço de Nunes e recuo de Marçal em SP
O influenciador Pablo Marçal aparece apenas na terceira colocação na corrida pela Prefeitura de São Paulo, com 19%, depois de oscilar três pontos para baixo
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 12, aponta o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), na liderança da corrida eleitoral para a reeleição, com 27%, cinco pontos a mais do que no último levantamento, em empate técnico com o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que aparece com 25%, dois pontos percentuais a mais do que há uma semana.
O influenciador Pablo Marçal (PRTB) aparece apenas na terceira colocação, com 19%, depois de oscilar três pontos para baixo em relação à última pesquisa, divulgada em 5 de setembro. A pesquisa da semana passada apontava para um empate técnico triplo na liderança.
Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos, o empate técnico agora se configura apenas entre Nunes e Boulos. Marçal aparece empatado tecnicamente apenas com Boulos, no limite da margem de erro.
Rádio e televisão
O crescimento de Nunes parece reflexo direto das propagandas de rádio e televisão. O prefeito de São Paulo tem o maior tempo no horário eleitoral, 6 minutos e 30 segundos, mais do que o dobro da soma de seus adversários. Boulos aparece no programa eleitoral durante 2 minutos e 22 segundos.
Já Marçal, que disparou nas primeiras pesquisas de intenção de voto da campanha graças a sua estratégia de redes sociais, não tem sequer um segundo na televisão e no rádio, porque seu partido não conseguiu representação mínima no Congresso Nacional.
O influenciador se tornou alvo preferencial dos adversários, especialmente de Nunes, que divulgou nesta quinta uma peça publicitária para tentar indispor Marçal com o eleitorado evangélico.
O instituto ouviu 1.204 eleitores em 10 e 11 de setembro. A propaganda eleitoral começou em 30 de agosto. Na pesquisa Datafolha divulgada em 21 de agosto, Nunes aparecia com 19% das intenções de voto. Na seguinte, de 4 de setembro, pulou para 22%, e agora está com 27%, um salto de oito pontos.
Eleitores de Bolsonaro
Outro dado importante do Datafolha é a migração de eleitores de Jair Bolsonaro de Marçal para Nunes. O ex-coach tinha 48% dos votos desse eleitorado, e agora aparece com 42%, enquanto o prefeito foi de 31% para 39%. Nos últimos dias, Bolsonaro e o pastor Silas Malafaia retomaram os atritos públicos com Marçal, por ocasião do ato de 7 de Setembro na avenida Paulista.
Ao contrário do que mostra o Datafolha, o AtlasIntel apontou na quarta-feira, 11, Boulos na liderança da corrida e ainda registrava a disparada de Marçal, mas a pesquisa divulgada pelo instituto foi feita com um intervalo de tempo bem maior do que o levantamento do Datafolha, e a variação das pesquisas não pode ser comparada.
Leia mais: A televisão e o rádio não morreram
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)