Datafolha: apoio a ditadura atinge menor patamar desde 1989
Pesquisa Datafolha aponta que o apoio à ditadura no Brasil atingiu seu menor nível desde 1989. Segundo dados do levantamento divulgados nesta sexta-feira (19), 75% dos brasileiros dizem que a democracia é sempre a melhor forma de governo...
Pesquisa Datafolha aponta que o apoio à ditadura no Brasil atingiu o menor nível desde 1989. Segundo dados do levantamento divulgados nesta sexta-feira (19), 75% dos brasileiros dizem que a democracia é sempre a melhor forma de governo, enquanto 7% preferem a ditadura em certas circunstâncias. Para 12% dos entrevistados, tanto faz se o governo é uma democracia ou não.
Em setembro de 2021, última vez em que o levantamento foi realizado, 70% dos entrevistados eram a favor da democracia, 9% apoiavam a ditadura e 17% diziam não se importar.
Entre os eleitores de Jair Bolsonaro, 77% declaram apoio à democracia, 9% preferem um sistema ditatorial e 10% afirmam não se importar.
Ainda segundo o Datafolha, 20% dos entrevistados dizem acreditar que há muita chance de uma nova ditadura no Brasil, 25% veem um pouco de chance de o país voltar a ser uma ditadura e 49% afirmam que não há nenhuma chance de o país deixar de ser uma democracia.
No dia 11 de agosto, dois manifestos em defesa da democracia foram lidos na Faculdade de Direito da USP em resposta aos recentes ataques de Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral brasileiro e aos ministros do STF.
Registrada no TSE com o número BR-09404/2022, a pesquisa ouviu 5.744 pessoas em 281 cidades do país entre os dias 16 e 18 de agosto. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)