Dacia Spring 2024: Novidades, detalhes e impressões
O Dacia Spring de 2024 traz um novo visual, mas mantém a fórmula de sucesso que o tornou o veículo elétrico mais acessível do mercado.
O Dacia Spring ganhou um novo visual! Com um facelift que moderniza suas linhas, o compacto elétrico da Dacia revela um interior completamente repaginado, com materiais de melhor qualidade e um design um pouco mais refinado. Sob o capô, a fórmula do sucesso continua: motor elétrico de até 48 kW e bateria de 27 kWh, garantindo uma autonomia de até 228 km (WLTP). Testamos a versão topo de linha, Extreme, e ficamos impressionados com o salto de qualidade do novo modelo.
O Dacia Spring continua sendo um dos menores SUVs elétricos do mercado. Com seus compactos 3,70 metros de comprimento e 1,52 metros de altura, ele se diferencia dos hatchbacks tradicionais graças às suas linhas robustas e altura elevada. Este facelift trouxe uma nova assinatura luminosa e linhas mais angulares no design.
O que mudou no exterior Dacia Spring 2024?
Produzido na China pela Dongfeng desde o segundo trimestre de 2021, o Dacia Spring recebeu um recente facelift que modernizou seu visual. As mudanças incluem uma nova assinatura luminosa, com a guarnição frontal redesenhada, e linhas mais angulosas no conjunto. A versão topo de linha, Extreme, se destaca com rodas de 15 polegadas, conferindo um visual mais robusto e esportivo.
Mesmo após o facelift, a classificação de uma estrela nos testes de colisão do Euro NCAP de 2021 permanece. A Dacia confirmou que não realizará novos testes de segurança e que apenas sistemas de assistência obrigatórios por lei foram adicionados. Isto significa que a baixa proteção oferecida em caso de colisão continua sendo uma preocupação para os consumidores.
Como está o interior do Dacia Spring 2024?
O interior agora também está muito mais moderno. Em primeiro lugar, a tela sensível ao toque de 10 polegadas (de série apenas na versão Extreme, topo de linha) não está mais integrada ao painel, mas fica em cima dele. Há também elementos de design coloridos nas saídas de ar (na versão Extreme).
O seletor de transmissão não é mais ativado com um botão giratório, mas com um interruptor mais elegante. Os modos N, R, D e B estão disponíveis aqui – o Spring ainda não tem um modo de estacionamento. Há também os novos acessórios Youclip, que podem ser fixados em três pontos de fixação. Isso inclui um suporte para celular, embora ele esteja integrado em posição muito baixa.
Novidades em termos de motor e bateria no Dacia Spring
Falando em cabos de carregamento: uma parada aleatória em um estacionamento de uma loja de departamentos me permitiu testar um pouco de carregamento. Tirei o cabo de carregamento AC do porta-malas, abri a aba no nariz do Dacia Spring e o conectei.
O ponto de carregamento não tinha tela e a tela do carro também não era muito informativa. No entanto, ele informou que levaria quatro horas e meia para aumentar o nível de carga de 44% para 100%. Isso corresponde aproximadamente às informações fornecidas pela Dacia (8h28 para 0-80% com 3,7 kW).
A bateria não está alojada na parte inferior da carroceria, como geralmente acontece, mas está localizada completamente sob os assentos traseiros, onde fica o tanque de combustível no Renault Kwid. Conforme as especificações, a bateria consiste em 72 células em 12 módulos, ou seja, há seis células em cada módulo. Todas elas estão conectadas em série, resultando em uma tensão nominal de 240 volts – muito baixa para uma arquitetura de 400 volts, o que possivelmente explica porque a bateria pode ser carregada com um máximo de 30 kW.
Impressões ao dirigir o Dacia Spring 2024
Não é surpresa para ninguém que o Spring não seja esportivo ao volante; ele é mais o carro certo para uma tocada tranquila. O fato de eu não ter me importado com a aceleração um tanto contida pode parecer estranho, mas eu não queria dirigir tão rápido em um ambiente rural. Se eu tivesse que entrar em uma rodovia alemã movimentada, poderia ter sido diferente…
O consumo de energia é oficialmente declarado como 13,2 kWh/100 km, o que torna o carro um dos modelos elétricos mais econômicos de todos os tempos. O computador de bordo mostrou até mesmo apenas 12,5 kWh/100 km (em temperaturas de verão e em rotas de baixo consumo), dos quais 2,5 kWh/100 km foram devidos ao ar-condicionado. O Spring é, portanto, econômico, o que provavelmente também se deve ao seu baixo peso de menos de uma tonelada.
Preços e concorrentes do Dacia Spring 2024
O Dacia Spring ainda é o carro elétrico mais barato do mercado; pela versão básica com 33 kW, você paga apenas 16.900 euros (R$ 104.000), e até mesmo a versão de 48 kW com equipamento Extreme ainda é incomparável, custando 19.990 euros (R$ 122.000).
No entanto, algo está se formando devido às tarifas punitivas da UE: Se elas forem finalmente introduzidas, a Dacia terá que pagar um pouco menos de 21% sobre cada Spring produzido na China e importado para a UE. Se esses custos forem repassados aos clientes, o Extreme acabará custando pouco mais de 24.000 euros (R$ 147.000).
Isso colocaria o carro no mesmo patamar do Citroen e-C3 (a partir de 23.300 euros) ou do Fiat 500 elétrico (atualmente a partir de 24.490 euros com desconto). O Hyundai Inster também foi apresentado recentemente, e estará disponível a partir de 25.000 euros.
- Motor de 48 kW e autonomia de 228 km
- Atualizações de design e interior mais refinado
- Preço competitivo no mercado
Em resumo, o Dacia Spring 2024 vem com várias atualizações que o tornam uma opção atraente no segmento de veículos elétricos compactos. No entanto, a segurança continua sendo um ponto crítico que os compradores devem considerar.
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