Crusoé: Truque populista
Proposta de acabar com a jornada 6X1 é ruim para o trabalhador e péssima para o Brasil, mas anima esquerda a recuperar protagonismo
Uma proposta legislativa de acabar com a semana de seis dias de trabalho e um de folga ( PEC conra a escala 6X1) conseguiu uma adesão instantânea de políticos de vários partidos de esquerda.
Eles se abraçaram à ideia da deputada do Psol Erika Hilton como se fosse uma boia, na esperança de se salvar da derrota eleitoral imposta à esquerda nas últimas eleições municipais.
A medida, contudo, terá muita dificuldade de ser aprovada no Congresso, não tanto pelas rixas políticas, mas principalmente por sua inviabilidade e pelo risco que apresenta para a economia.
Leia também: Debate sobre jornada 6×1 não passa de mais um 7×1 para o Brasil
Falta discurso
Ao longo da campanha municipal de 2024, o presidente Lula e integrantes do governo federal admitiram que faltava à esquerda um discurso capaz de atrair eleitores que batalham pelo próprio sucesso e querem menos intervenção governamental.
A PEC contra a escala 6×1 encaixa-se perfeitamente neste aspecto, conforme integrantes de partidos da esquerda ouvidos por Crusoé ao longo da semana.
É um discurso sedutor, populista e fácil capacidade de engajamento. Afinal de contas, quem não gostaria de trabalhar menos e ganhar mais?
Leia também: O 6×1 populista, idealista e sem noção da realidade
Um trunfo?
Do ponto de vista simbólico, há ainda um outro bônus, conforme integrantes da esquerda ouvidos pela reportagem: o texto foi apresentado por uma parlamentar negra e trans, representando o empoderamento de duas minorias – a população preta e LGBTQIA+.
Apesar da esquerda ter agora um discurso para chamar de seu, o Palácio do Planalto vê com reservas essa tática. Há receios claros que um endosso ao discurso do PSOL possa enfurecer o mercado e piorar, ainda mais, os humores dos investidores brasileiros. Afinal de contas, a proposta é malvista pelo empresariado e um apoio explícito do Planalto ao texto pode ser visto pelo mercado como…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
EUD
15.11.2024 13:25A Esquerdalha Brasileira Deixou De Flutuar E Procura Desesperadamente Até Mesmo Uma ROLHA Para Não Afundar !!!!!!!!!!!!KKKKKKKKKKKK