Crusoé: Pablo Marçal governador de São Paulo?
Tarcísio desponta como favorito em levantamento do instituto Paraná Pesquisas, mas o influenciador é o segundo em número de intenções de voto, inclusive à frente do prefeito Ricardo Nunes
O instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta quinta-feira, 21, uma consulta sobre a disputa pelo governo de São Paulo em 2026. O cenário parece tranquilo para a reeleição do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), mas o segundo nome da fila é o de Pablo Marçal (PRTB).
Tarcísio aparece com 40,5% das intenções de voto no cenário com Marçal (20,5%), o ministro do Empreendedorismo, Márcio França (PSB, 12,6%), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT, 7,7%), e o empresário Filipe Sabará (1,4%).
Inscreva-se em nossa newsletter
Segundo a pesquisa, o governo Tarcísio é aprovado por 68,8% dos eleitores, contra 26,7% que desaprovam e 4,5% que não sabem ou não opinaram. Já o governo federal, de Lula, é aprovado por apenas 42,4% dos eleitores paulistas, contra 54,2% que desaprovam.
Marçal
Nos cenários sem Tarcísio, que pode tentar uma candidatura presidencial em 2026 a depender do contexto eleitoral, Marçal lidera nos outros dois cenários consultados.
Em um deles, aparece à frente, mas em empate técnico, com o prefeito reeleito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), com 28,3% a 27,2%. A pesquisa ouviu 1684 eleitores em 88 municípios de 15 a 19 de novembro e tem margem de erro de 2,4 pontos percentuais.
Siga O Antagonista no WhatsApp e receba nossas notícias mais rápido
No cenário em que o candidato da direita seria o secretário de Segurança Publica de São Paulo, Guilherme Derrite, Marçal se destaca ainda mais, com 32,5% das intenções de voto. O segundo colocado nesse cenário seria Márcio França, com 17%, e Derrite teria apenas 9,4%.
Ex-coach no horizonte
Essa não é a primeira pesquisa a sugerir força eleitoral de Marçal após sua derrota nas eleições municipais deste ano.
Pesquisa CNT/MDA sobre a sucessão presidencial de 2026 divulgada em 12 de novembro indicou Marçal com…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marcelo Augusto Monteiro Ferraz
21.11.2024 17:04A ignorância política é grande. Muita gente ignara acha que os candidatos são lutadores no ringue. Muitos outros acham que o lutador "sujo", que enfia os dedos nos olhos do adversário, deve ganhar, porque "tem personalidade" e "é um líder"! É grande o analfabetismo político-eleitoral nestas malfadadas latitudes!