Crusoé: Lula e a autodeterminação dos ditadores amigos
O que Lula finge ignorar é que venezuelanos, cubanos e nicaraguenses não têm como escolher livremente seus representantes
Sempre que jornalistas pressionam Lula por tomar alguma atitude em relação à repressão em ditaduras de esquerda, a resposta do presidente brasileiro é sempre a mesma: os outros povos que escolham os seus líderes, sem intervenção de fora.
O que Lula finge ignorar é que venezuelanos, cubanos e nicaraguenses não têm como escolher livremente seus representantes, porque vivem em ditaduras brutais.
Nesta sexta, 19, Lula afirmou na cidade de São José dos Campos: “Todo mundo gosta do Brasil e o Brasil tem que gostar de todo mundo. Por que eu vou querer brigar com a Venezuela, com a Nicarágua, com a Argentina? Eles que elejam quem eles quiserem. O que me interessa é relação de Estado”.
Da lista de três países citada por Lula, os únicos que verdadeiramente conseguem eleger “quem eles quiserem” são os argentinos. E da última vez que fizeram isso, a escolha recaiu sobre o libertário Javier Milei, um desafeto do brasileiro.
Lula sempre usa o conceito de autodeterminação para dizer que os países não podem se meter quando um povo é oprimido por uma ditadura de esquerda que viola os direitos humanos.
Foi assim para defender o nicaraguense Daniel Ortega, em 2021. “Nós temos que defender a autodeterminação dos povos. Sabe, eu não posso ficar torcendo. Por que que a Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega não?”, disse o brasileiro.
Foi assim ainda para defender a ditadura do Partido Comunista Chinês, no ano passado. “Nós precisamos aprender a respeitar a autodeterminação dos povos. A China encontrou um jeito de resolver os seus problemas”, disse Lula.
Ao falar sobre a eleição venezuelana, marcada para od ia 28, Lula defendeu eleições “tranquilas” e pediu que o resultado seja aceito.
Passou longe de pedir uma eleição justa, transparente, com respeito à oposição.
Aliás, Lula nunca citou o nome da líder de oposição, María Corina Machado.
Se…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)