Crusoé: “Jair Bolsonaro, o ex mais inelegível do Brasil”
"O 2023 de Jair Bolsonaro (PL, foto, à direita) não correu muito suave. Após perder a eleição para Lula, no fim de 2022, o maior líder de direita no Brasil partiu para os Estados Unidos, antes mesmo do...
“O 2023 de Jair Bolsonaro (PL, foto, à direita) não correu muito suave. Após perder a eleição para Lula, no fim de 2022, o maior líder de direita no Brasil partiu para os Estados Unidos, antes mesmo do fim de seu mandato. As férias no exterior, que acabariam três meses depois, se tornaram alvo de uma das várias investigações que acossaram o ex-presidente da República ao longo do ano”, diz análise de Crusoé sobre o ano do ex-presidente.
Bolsonaro foi investigado pela venda de presentes recebidos enquanto era presidente da República, no famigerado caso das joias sauditas. Ele também foi questionado pela adulteração de seu cartão de vacina durante a pandemia de Covid, numa operação que levou policiais a sua casa, com mandatos de busca e apreensão.
Ex-ajudantes de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid foi pivô dos dois casos, e seu acordo de delação premiada chegou a despertar esperanças nos críticos do ex-presidente de que ele acabaria preso ainda neste ano.
A ida de Cid à CPMI do 8 de janeiro contribuiu para desgastar a imagem de Bolsonaro, assim como a operação que mirou seu advogado Frederick Wassef. Praticamente todo o entorno do ex-presidente foi alvo de investigações ao longo do ano.
Mas sua grande derrota em 2023 foi a imposição de um período de oito anos de inelegibilidade, por ter promovido uma reunião com embaixadores estrangeiros para pôr em dúvida o sistema eleitoral brasileiro.
Apesar de todos esses percalços, Bolsonaro manteve o capital político e conseguiu sustentar sua popularidade ao longo do ano. O ex-presidente segue reunindo apoiadores por onde passa — tudo devidamente gravado e postado em suas redes sociais.
O próximo teste
Mesmo inelegível, Bolsonaro deve testar sua relevância política nas eleições de 2024. Ele segue cortejado com o cabo eleitoral para as municipais do próximo ano, com um roteiro particularmente agitando na capital paulista.
Leia mais: Assine Crusoé, a publicação que fiscaliza TODOS os poderes da República.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)