Crusoé: “Isolado, Evo Morales briga até com o ex-vice”
O boliviano Álvaro García Linera (foto) foi um dos mais fiéis aliados do ex-presidente Evo Morales, tendo sido seu vice-presidente entre 2006 a 2019. Nesse último ano, os dois foram juntos ao México de avião, após renunciarem aos seus cargos...
O boliviano Álvaro García Linera (foto) foi um dos mais fiéis aliados do ex-presidente Evo Morales, tendo sido seu vice-presidente entre 2006 a 2019. Nesse último ano, os dois foram juntos ao México de avião, após renunciarem aos seus cargos. Mas a relação de proximidade parece ter chegado a um fim. No domingo, 2, Morales, pela primeira vez, atacou seu parceiro.
“Ganhei mais um inimigo. Por ele ter sido por catorze anos meu vice-presidente, isso me dói muito. Será que isso ocorreu porque sou indígena ou foi porque sou leal aos princípios e valores que nossos antepassados nos deixaram?”, disse Morales em um programa de rádio.
Morales passou a atacar Linera desde que ele deu declarações sobre a rixa interna no Movimento ao Socialismo (MAS). O partido está dividido entre uma ala ligada a Morales e outra, ao presidente Luis Arce Catacora (em 2020, Morales chegou a ganhar uma cadeirada na cabeça). Linera não falou nada demais, apenas pediu para que os dois grupos encontrassem uma saída conjunta. Foi o bastante para atrair a ira de Evo.
“Um dos principais traços da personalidade de Evo Morales é que ele divide todos entre amigos ou inimigos, nós e eles. Ao tentar apaziguar o partido, Linera acabou caindo do outro lado”, diz o cientista político boliviano Santiago Terceros, de Santa Cruz de La Sierra.
A disputa com o atual presidente, Luis Arce Catacora, pode…
Leia mais: Assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)