Crusoé: Afinal, o PT acha que ganhou ou perdeu?
Depende do petista. Enquanto a presidente Gleisi Hoffmann celebra "crescimento" na eleição municipal, dirigentes apontam falhas: "Vive no metaverso"
O Partido dos Trabalhadores (PT) resumiu assim, em seu site oficial, o desfecho do segundo turno das eleições municipais de 2024: “PT consolida crescimento com vitórias em Fortaleza, Camaçari, Mauá e Pelotas”.
A manchete reproduz o que a presidente nacional do partido, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), tinha publicado em seu perfil no X minutos antes, destacando que o PT conquistou 252 prefeituras neste ano.
“Parabéns Evandro Leitão, prefeito eleito de Fortaleza, parabéns ministro Camilo Santana, parabéns governador Elmano Freitas, parabéns Zé Guimarães e toda nossa militância do PT do Ceará. Linda vitória na maior capital do Nordeste”, celebrou Gleisi, que seguiu:
“Parabéns, companheiros Marcelo Oliveira, prefeito reeleito de Mauá, Caetano e Marroni, companheiros eleitos em Camaçari e Pelotas neste domingo. Vitórias expressivas do PT, com a garra da nossa militância neste segundo turno, enfrentando a mentira e a violência da extrema direita em campanhas que contaram, mais uma vez, com a garra da nossa militância.”
“Metaverso”
Integrante da direção nacional do PT, o historiador Valter Pomar protestou em seu blog: “Tem gente (no PT e no governo) que vive no metaverso”.
“Pessoal Teremos tempo para fazer um balanço. Mas este tipo de título não corresponde à realidade”, diz trecho da mensagem que Pomar relatou ter enviado a grupo de WhatsApp do diretório nacional do partido.
A análise segue assim:
“O segundo turno não alterou o resultado político global do primeiro turno. Tivemos uma vitória das direitas. Cabe analisar qual a força de cada setor da direita, mas de conjunto as direitas tiveram uma vitória. Podemos ponderar o efeito disto sobre o governo. Mas não vejo como falar em ‘consolida crescimento’ no caso do PT.”
“Derrota eleitoral das esquerdas”
Segundo Pomar, houve “uma derrota eleitoral das esquerdas em geral e do PT em particular”.
“Por exemplo: das…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)