Crusoé: a CPI na hora da verdade
A CPI da Covid estuda como juntar as pontas dos crimes que teriam sido cometidos por Jair Bolsonaro durante a pandemia para produzir o relatório final, diz a Crusoé. Os senadores tentam colocar um freio no relator, Renan Calheiros. O texto deve ser apresentado entre 21 e 28 de setembro...
A CPI da Covid estuda como juntar as pontas dos crimes que teriam sido cometidos por Jair Bolsonaro durante a pandemia para produzir o relatório final, diz a Crusoé. Os senadores tentam colocar um freio no relator, Renan Calheiros. O texto deve ser apresentado entre 21 e 28 de setembro.
“Neste momento, colegas tentam convencê-lo a não ‘agir com o fígado’. O receio é de que o emedebista escreva um relatório final ‘com sangue nos olhos’ e, assim, o documento acabe arquivado pela Procuradoria-Geral da República. Senadores de perfil mais técnico advogam por uma ‘tipificação sóbria’ e com embasamento jurídico, o que reduziria as chances de a CPI acabar em pizza.”
“O debate mais delicado gira em torno do enquadramento do presidente no crime de homicídio doloso. A tese conta com o apoio do relator, mas é minoritária no colegiado. Motivos técnicos e políticos explicam a resistência: do ponto de vista jurídico, há dificuldade em comprovar o dolo específico na conduta do presidente, além do temor de que a acusação mais drástica possa dividir a opinião pública.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)