Crise hídrica: Aneel aprova leilão para contratação emergencial de energia
Em meio à crise hídrica, a diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje o edital de um leilão para a contratação de energia reserva. A sessão foi agendada para o dia 25 de outubro...
Em meio à crise hídrica, a diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje o edital de um leilão para a contratação de energia reserva. A sessão foi agendada para o dia 25 de outubro.
De acordo com Aneel, será contratada energia proveniente de usinas eólicas, solares e termelétricas movidas a óleo diesel, a óleo combustível, a biomassa e a gás natural. O fornecimento deverá ocorrer entre 1º de maio de 2022 e 31 de dezembro de 2025. A agência também informou que as usinas poderão antecipar a data de operação comercial dos empreendimentos, desde que os sistemas de transmissão ou de distribuição estejam disponíveis.
As unidades terão de fornecer energia para o Sudeste, Centro-Oeste e Sul, as regiões do país mais afetadas pela crise hídrica. O leilão será realizado por meio de “procedimento competitivo simplificado”, ou seja, não vai seguir as regras de um leilão convencional. Segundo a Aneel, para viabilizar o certame emergencial, os prazos serão reduzidos os requisitos de participação, simplificados. O edital será publicado nesta quarta-feira (6).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)