Criança é internada após picada de escorpião
Uma criança de três anos foi internada em estado grave no Hospital Carlos Fernando Malzoni, em Matão, após ser picada por um escorpião...
Uma criança de três anos foi internada em estado grave no Hospital Carlos Fernando Malzoni, em Matão, após ser picada por um escorpião. De acordo com informações da assessoria do hospital, o menino está estável na manhã desta terça-feira (23).
Segundo relato da mãe da criança à EPTV, afiliada da TV Globo, a picada ocorreu enquanto o menino brincava no quintal de casa com seu irmão e outras duas crianças. Ela afirma que esta não é a primeira vez que ocorrem acidentes com escorpiões no local.
Conduta inadequada com a presença de escorpiões
“No fundo da nossa casa tem uma casa que é tipo um sítio, o mato está da altura de uma pessoa e eles não limpam, não dedetizam e aí os escorpiões estão vindo pelo ralo, telhado e a gente não sabe o que fazer”, declarou a mãe da vítima.
No Estado de São Paulo, durante 2023, foram registrados 49.381 acidentes com escorpião, dos quais sete resultaram em morte.
Medidas a serem tomadas em caso de picada de escorpião
Em caso de picada de escorpião, ou qualquer outro animal peçonhento, os médicos recomendam que a vítima higienize o local com água e sabão e procure rapidamente uma unidade de saúde para receber o devido atendimento.
Os sintomas da picada podem incluir dor local, dormência, salivação, vômito, fraqueza, convulsões, batimentos cardíacos lentos, dificuldade respiratória e choque.
Algumas medidas preventivas importantes são: manter o quintal limpo; não acumular entulho ou restos de obra dentro de casa; evitar deixar sapatos embaixo de móveis; estar alerta à parte interna das cortinas; fechar os ralos e eliminar as baratas, que servem de alimento para os escorpiões.
Locais com soro na região
Caso alguém seja picado por um escorpião, existe uma série de locais na região que dispõem do soro antiescorpiônico. Dentre eles estão o Hospital Carlos Fernando Malzoni em Matão, a UPA Central e a Santa Casa de Misericórdia, ambos em Araraquara, entre outros.
Para evitar acidentes com escorpiões é preciso manter o quintal limpo, eliminar as baratas, que são alimento dos escorpiões e se atentar para locais que eles possam se esconder, como calçados e roupas esquecidos no chão.
Curiosidades sobre os escorpiões
Os escorpiões são animais artrópodes pertencentes à classe dos aracnídeos e representam uma importante questão de saúde pública, considerando que algumas espécies podem ser perigosas para o homem.
Existem mais de 1.400 espécies de escorpiões no mundo, distribuídas praticamente em todos os continentes, com exceção da Antártida. Porém, apenas cerca de 25 dessas espécies apresentam um veneno potencialmente letal para o ser humano.
No Brasil, as espécies mais perigosas são o escorpião-amarelo (Tityus serrulatus), o escorpião-marrom (Tityus bahiensis) e o escorpião-do-nordeste (Tityus stigmurus).
A reprodução dos escorpiões é interessante, pois é costuma ser vivípara, ou seja, o embrião se desenvolve dentro do corpo da mãe e é expulso já completamente formado. Além disso, o escorpião tem hábitos noturnos e se alimenta principalmente de insetos e aracnídeos menores.
Prevenção e cuidados são essenciais
É fundamental que sejam tomadas medidas de prevenção contra escorpiões e outros animais peçonhentos. A limpeza do ambiente, o saneamento básico e a conscientização da população são as armas mais eficientes para diminuir o número de acidentes.
Em caso de acidente, é imprescindível que se busque atendimento médico o mais rápido possível, para que seja avaliado o quadro e aplicado o tratamento adequado.
Tratando-se de crianças, a atenção deve ser redobrada, aproximadamente 70% dos casos de morte após picada de escorpião ocorrem em indivíduos menores de 14 anos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)