CPI do DF transforma convocação de ex-chefes do GSI em convite
A CPI do Atos Antidemocráticos, aberta pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), negociou com o Exército a presença de dos generais Augusto Heleno e Gonçalves Dias, ex-ministros-chefe do...
A CPI do Atos Antidemocráticos, aberta pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), negociou com o Exército a presença de dos generais Augusto Heleno e Gonçalves Dias, ex-ministros-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), para depor. Os dois haviam sido convocados há duas semanas. Agora, estão apenas convidados.
“Nós recebemos uma delegação militar, enviada pelo comandante do Exército Brasileiro, em que este solicitou, se possível, que transformássemos as convocações de três generais em convites. Sendo assim, ele garantiria que esses generais estarão presentes nas reuniões”, disse o presidente da CPI, deputado Chico Vigilante (PT).
O relator da CPI, deputado Hermeto (MDB), também relativizou o caso. “O objetivo não é de acirrar uma disputa. Então, como foi de uma forma humilde e muito educada com que fomos procurados pelos oficiais, achei por bem ouvi-los e, como forma de consideração e gentileza, sim, transformar a convocação para convite”, disse.
Heleno já foi convidado uma vez a comparecer à CPI, mas não compareceu. Já Gonçalves Dias, exonerado há cerca de um mês, ainda não foi chamado a falar sobre a questão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)