CPI do 8 de Janeiro no DF mira Gonçalves Dias e Heleno
A CPI distrital dos Atos Antidemocráticos vota na quinta-feira (27) a convocação dos generais reformados Gonçalves Dias (foto) e Augusto Heleno, ex-ministros-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Os requerimentos...
A CPI distrital dos Atos Antidemocráticos vota na quinta-feira (27) a convocação dos generais reformados Gonçalves Dias (foto) e Augusto Heleno, ex-ministros-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Os requerimentos estão na pauta da próxima sessão da comissão na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Há dois pedidos de convocação de Augusto Heleno, chefe do GSI durante os anos de Jair Bolsonaro — ele não compareceu à comissão após ser convidado. Ele é suspeito de ter sido conivente com os manifestantes enquanto esteve no cargo, e de manter influência sobre servidores no GSI que permitiram a tomada e depredação do Palácio do Planalto.
Já Gonçalves Dias, exonerado na semana passada, foi flagrado por câmeras de vigilância do Planalto no 8 de Janeiro enquanto transitava tranquilamente entre os manifestantes. Caso aprovadas as convocações, Dias e Heleno passam a ser obrigados a compareces, sob risco de prisão.
A CPI também tem um requerimento para convocar o fotógrafo Adriano Machado, para explicar sua atuação durante a invasão ao Palácio do Planalto naquela tarde.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)