Concurso Ministério da Saúde: Detalhes das vagas e benefícios para 2025
O concurso do Ministério da Saúde em 2025 oferece 319 vagas para profissionais de diversos níveis educacionais.
Em 2024, foi autorizado um novo concurso pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI) para o provimento de 319 vagas no Ministério da Saúde. Esta seleção oferece uma oportunidade significativa para profissionais de diversos níveis educacionais, incluindo vagas para cargos de nível médio e técnico. A variedade de cargos disponíveis indica a necessidade de preencher lacunas em várias especialidades dentro do ministério.
O concurso é particularmente atrativo para aqueles que buscam ingressar no serviço público, oferecendo um leque de vagas que abrange tanto o nível médio quanto o superior. Assim, o Ministério da Saúde procura reforçar seu quadro de funcionários com profissionais capacitados que possam contribuir eficientemente para o desenvolvimento das atividades de saúde pública no Brasil.
Quais são as vagas de nível médio e técnico?
Para atender às necessidades de várias unidades, o concurso destina 138 vagas a cargos de nível médio e técnico. As oportunidades estão distribuídas por diferentes institutos, como o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), entre outros. Dentre os cargos oferecidos, estão técnicos em enfermagem, radiologia e em pesquisa e investigação biomédica.
- INCA: 54 vagas para Técnico I.
- INC: 19 vagas para técnico de enfermagem e 4 para técnico em radiologia.
- INTO: 28 vagas para técnico de enfermagem e 5 para técnico em radiologia.
- Instituto Evandro Chagas (IEC): 10 vagas para técnico em pesquisa e investigação biomédica.
- Centro Nacional de Primatas (CENP): 18 vagas para técnico em pesquisa e investigação biomédica.
Vagas para nível superior no concurso do Ministério
Além das vagas de nível médio e técnico, o concurso disponibiliza várias posições para profissionais com formação superior. Estas vagas são distribuídas por diversas áreas e especialidades, como biólogos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e médicos, entre outros. Instituições como o INCA, INC e IEC também recrutam para estas posições, ampliando as oportunidades para diferentes perfis de candidatos.
- INCA: Pesquisador adjunto I e pesquisador assistente de pesquisa.
- INC: Biólogo, enfermeiro, farmacêutico, e demais profissionais da área de saúde.
- IEC e CENP: Analistas e pesquisadores em saúde pública.
Participação no Concurso Nacional Unificado 2025
O Ministério da Saúde também estuda a possibilidade de participação no Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025. Esta iniciativa poderá integrar várias oportunidades sob um único edital, facilitando a coordenação e gerenciamento do processo seletivo. Há uma expectativa de que, caso o ministério participe do CNU, as vagas serão majoritariamente para tecnologistas, com um salário inicial atrativo.
A decisão sobre a participação no CNU ainda está em análise, mas destaca-se que este formato já foi utilizado em edições anteriores, oferecendo vagas para cargos de nível superior e tecnologia da informação.
Vagas temporárias no ministério da saúde
Além das vagas efetivas, o MGI autorizou 300 vagas temporárias no Ministério da Saúde. Estas vagas serão destinadas a cargos como técnico administrativo, analista de dados e controle de qualidade, e gestor, entre outros. Os contratos temporários possuem prazo de até quatro anos, com possibilidade de prorrogação.
Os profissionais temporários irão atuar em áreas de habilitação, controle de qualidade e procedimentos administrativos específicos, colaborando para a eficiência e eficácia dos serviços prestados pelo ministério.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)