Conass diz que estados podem emprestar seringas para vacinação contra Covid-19
O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, afirmou há pouco que os estados possuem seringas e agulhas suficientes para iniciar o plano de vacinação contra Covid-19...
O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, afirmou há pouco que os estados possuem seringas e agulhas suficientes para iniciar o plano de vacinação contra Covid-19.
Em vídeo, Lula afirmou que os estados possuem estoques para as campanhas regulares de vacinação que podem ser usados para a imunização.
“Se a gente precisar ajudar o governo federal nesse momento — uma vez que é competência do governo federal, em campanhas excepcionais, fazer a compra de seringas e agulhas para distribuição aos estados –, a gente vai ajudar.”
O Conass realiza um levantamento para confirmar quantas seringas e agulhas estão estocadas. Segundo o governador Wellington Dias (Piauí), que representa o Fórum de Governadores no tema vacina, há insumos suficientes para imunizar 40 milhões de pessoas.
Como mostramos, a estratégia do governo federal é começar a vacinação contra Covid-19 com as seringas que os estados possuem. Jair Bolsonaro suspendeu a compra dos insumos, por causa do preço mais caro praticado no mercado.
“Temos condição de começar, neste momento, com o estoque que temos regulares, mas aguarda o Ministério da Saúde, ainda, para fazer a sua grande compra para distribuir a estados, para a gente começar a campanha de vacinação contra a Covid-19”, concluiu Lula.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)