Comprovante de votação nas eleições passa a valer como prova de vida para o INSS
A oito meses das eleições, a comprovação do voto assegura a situação regular com a Justiça Eleitoral, garantindo a eleitores o acesso a diversos serviços públicos e participação em concursos, por exemplo. A partir de agora, a votação nas eleições também servirá como prova de vida para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)...
A oito meses das eleições, a comprovação do voto assegura a situação regular com a Justiça Eleitoral, garantindo a eleitores o acesso a diversos serviços públicos e participação em concursos, por exemplo. A partir de agora, a votação nas eleições também servirá como prova de vida para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A informação foi divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Na semana passada, a Presidência do INSS publicou uma portaria com as mudanças nas regras para a prova de vida. O procedimento será automático, por meio do cruzamento de informações de bases de dados públicas, federais, estaduais e municipais.
O governo informou ainda que a cada 10 meses, entre um aniversário e outro do beneficiário, o INSS terá a obrigação de encontrar a prova de que a pessoa está viva.
A prova de vida é obrigatória para aposentados, pensionistas e para quem recebe benefícios do INSS por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético. O procedimento serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)