Como consultar o número da Carteira de Trabalho pelo CPF
Saiba como consultar o seu número da carteira de trabalho pelo CPF.
Você sabia que é possível consultar o número da Carteira de Trabalho pelo CPF?
Esse documento é essencial em nossa vida profissional, pois guarda todos os registros de empregos e eventos importantes. Neste artigo vamos ver como fazer essa consulta de diferentes maneiras.
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento fundamental.
Se você está organizando suas finanças ou precisa dessa informação para algum processo específico, venha comigo e saiba mais!
Como saber o número da Carteira de Trabalho Digital?
Atualmente, a Carteira de Trabalho Digital utiliza o número de inscrição no CPF como identificador.
A nova versão da CTPS Digital não possui mais os campos de número e série, comuns no documento físico.
Com isso, seja pelo aplicativo ou pelo site, todas as informações são acessadas mediante o CPF.
O processo de consulta é bastante simples e a seguir vamos detalhar os passos a serem seguidos.
Como consultar o número da Carteira de Trabalho física?
Para consultar o número da Carteira de Trabalho física, é necessário ter alguns dados em mãos, como:
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Nome da mãe;
- Número do CPF;
- Número do NIS (PIS/Pasep).
Com essas informações, é possível consultar o número da carteira de duas maneiras: pelo site da Caixa Econômica Federal ou olhando no próprio documento físico.
A seguir, detalharemos cada um desses métodos.
Como saber o número da Carteira de Trabalho Digital?
Para utilizar a Carteira de Trabalho Digital, você precisa baixar o aplicativo no seu celular.
Ele está disponível para Android e iOS e o download é gratuito.
Siga os seguintes passos para acessar o número:
- Abra o aplicativo CTPS Digital;
- Clique em “Entrar”;
- Acesse sua conta Gov.br com o CPF e senha ou crie uma conta caso ainda não tenha;
- Faça login e acesse seus dados e informações pessoais.
Pelo site da Secretaria do Trabalho, o processo é semelhante, sendo necessário também utilizar o cadastro Gov.br.
É possível consultar a Carteira de Trabalho pelo CPF?
Sim! No site da Caixa Econômica Federal, é possível consultar a carteira de trabalho usando o CPF. No entanto, é necessário utilizar a senha do cartão cidadão para acessar o site.
Caso você não lembre sua senha, não se preocupe.
É possível recadastrar a senha no próprio portal, desde que você tenha acesso ao e-mail cadastrado e ao número do seu título de eleitor.
Orientações para fazer a Carteira de Trabalho
Se você precisa emitir a Carteira de Trabalho pela primeira vez, algumas dicas podem ajudar.
Para a versão digital, o processo é o mesmo descrito anteriormente.
No caso da versão física, para quem for contratado por um órgão público ou internacional, o procedimento é o seguinte:
- Enviar um pedido de agendamento para o e-mail de atendimento do seu estado;
- Leve os documentos necessários para a emissão, como foto 3×4 recente, RG ou outro documento de identificação e comprovante de residência com CEP.
Para estrangeiros, é necessário apresentar a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) e outros documentos específicos.
A primeira via da CTPS é gratuita. Para a segunda via, além dos documentos citados, é preciso um boletim de ocorrência em caso de roubo, furto, perda ou extravio da carteira.
Para que serve a CTPS?
A CTPS serve como documento para registrar o vínculo empregatício entre empregado e empregador.
A versão digital facilita na atualização e acompanhamento de benefícios e remunerações, substituindo o documento físico.
Com todo esse processo facilitado, tanto o trabalhador quanto o empregador têm mais agilidade nas contratações e gestão de dados empregatícios.
Tem alguma dúvida ou precisa de mais informações sobre o assunto? Entre em contato com a Central de Atendimento pelo número 158.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)