Começa o prazo para o alistamento voluntário feminino
Prazo de inscrição que se estenderá até 30 de junho; programa é destinado a mulheres que completam 18 anos em 2025
O processo de alistamento militar voluntário para mulheres nas Forças Armadas brasileiras foi oficialmente iniciado, com um prazo de inscrição que se estenderá até 30 de junho.
O programa é destinado a mulheres que completam 18 anos em 2025.
A expectativa é que a incorporação dessas novas recrutas ocorra em dois períodos: entre 2 e 6 de março, ou de 3 a 7 de agosto de 2026.
O tempo de serviço militar será de um ano, com a possibilidade de prorrogação por até oito anos.
Onde participar?
Para participar do alistamento, as interessadas devem residir em uma das 28 cidades selecionadas em 14 estados, conforme definido pelo Plano Geral de Convocação do Ministério da Defesa.
As cidades são: Águas Lindas de Goiás (GO), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Cidade Ocidental (GO), Corumbá (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Formosa (GO), Fortaleza (CE), Guaratinguetá (SP), Juiz de Fora (MG), Ladário (MS), Lagoa Santa (MG), Luziânia (GO), Manaus (AM), Novo Gama (GO), Pirassununga (SP), Planaltina (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santa Maria (RS), Santo Antônio do Descoberto (GO), São Paulo (SP) e Valparaíso de Goiás (GO).
Vagas para mulheres
O governo planeja um aumento gradual no número de vagas para mulheres no serviço militar, com a meta de que elas ocupem 20% das oportunidades disponíveis.
Neste ano, estão sendo oferecidas um total de 1.465 vagas: 1.010 para o Exército, 300 para a Aeronáutica e 155 para a Marinha, com expectativas de expansão futura.
As candidatas deverão passar por um processo seletivo que inclui entrevistas, testes físicos e exames médicos. Dependendo da cidade onde se inscrevem, poderão escolher a força armada que desejam integrar: na Marinha como marinheiros-recrutas, no Exército como soldados e na Aeronáutica como soldados de segunda classe.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)