Com falta de assunto, Senado discute Escola do Estoicismo
Aparentemente sem assuntos relevantes para serem debatidos, o Senado Federal marcou para o próximo dia 18 uma discussão sobre a Escola do Estoicismo...
Aparentemente sem assuntos relevantes para serem debatidos, o Senado Federal marcou para o próximo dia 18 uma discussão sobre a Escola do Estoicismo.
A sessão vai ocorrer devido à aprovação de requerimento do senador Eduardo Girão (Novo-CE). “Proponho uma sessão especial para debatermos e homenagearmos o Estoicismo e, quem sabe, incorporarmos parte de seus ensinamentos nessa Casa educando os legisladores e o público em geral sobre essa filosofia antiga e como seus princípios podem ser aplicados aos desafios enfrentados pela sociedade atualmente”, justifica o senador.
Girão explica assim o Estoicismo em seu requerimento: “É uma escola e doutrina filosófica surgida na Grécia Antiga, que preza a fidelidade ao conhecimento e o foco em tudo aquilo que pode ser controlado pela própria pessoa”. “A filosofia estoica tem o foco na vida prática, nas ações e acontecimentos do cotidiano e em como o ser humano lida com esses acontecimentos racionalmente. Propunha que os homens vivessem em harmonia com a natureza – o que, para eles, significava viver em harmonia consigo próprios, com a humanidade e com o universo”, segue a explicação.
“É uma das filosofias mais influentes e duradouras da história, tendo tido um impacto significativo em muitos aspectos da cultura ocidental. A filosofia estoica enfatiza a importância da virtude, do autocontrole e da aceitação das circunstâncias da vida, o que pode ser útil para indivíduos e para a sociedade como um todo. Foi criada por Zenão de Cítio, na cidade de Atenas, cerca de 300 a.C.. Porém, a doutrina ficou efetivamente conhecida ao chegar em Roma. O seu tema central defendia que todo o universo seria governado por uma lei natural divina e racional”, destaca o senador.
Quem quiser saber mais deve seguir a movimentada agenda do Senado Federal.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)