Ciro e Cid Gomes, os irmãos tresloucados
Ciro Gomes, que nunca chegou ao segundo turno de uma eleição presidencial, não parece ter desistido da ambição de conquistar o Planalto. Em 2020, continuou a tentar se firmar como alternativa à esquerda para esse plano...
Ciro Gomes, que nunca chegou ao segundo turno de uma eleição presidencial, não parece ter desistido da ambição de conquistar o Planalto.
Em 2020, continuou a tentar se firmar como alternativa à esquerda para esse plano. Outro lugar comum no mundo de Ciro e de seu irmão Cid neste ano foram as confusões.
Sempre excêntrico em suas ações, o senador Cid Gomes protagonizou no começo do ano uma das cenas mais insanas da política nacional.
Para tentar furar o bloqueio de policiais militares que faziam motim no Ceará, o parlamentar avançou com uma retroescavadeira para cima do grupo em um quartel da PM em Sobral.
Antes de conseguir investir contra o portão do quartel, ameaçando as vidas dos que estavam ali, o parlamentar foi alvejado na região do tórax por dois de vários tiros disparados em sua direção.
A baderna só não terminou em tragédia por sorte. O senador teve de passar por cirurgia e ficou internado por cinco dias em um hospital da cidade.
A PM do Ceará foi unânime em repudiar a ação de Cid, o louco. Ele, porém, não se arrependeu.
Ciro Gomes defendeu o gesto do irmão contra os amotinados e o chamou de “herói”. O pedetista também culpou Jair Bolsonaro pela confusão com os policiais e afirmou que o Ceará é “pior pesadelo“ do presidente da República.
Ao comentar o fim da paralisação da polícia no estado, que durou 13 dias, o então ministro Sergio Moro afirmou que, “apesar dos Gomes, a crise foi resolvida“.
Ciro Gomes não se esqueceu do PT e, ao longo do ano, continuou a atacar as figuras do partido. Disse que a “imprudência” de Lula elegeu Bolsonaro e que o ex-presidiário e ex-presidente “tem feito um mal extraordinário“ ao Brasil.
Afastados desde a campanha presidencial de 2018, Ciro e Lula se reencontraram em setembro e conversaram sobre suas desavenças e a conjuntura política.
Segundo o pedetista, a conversa foi “muito franca, muito franca mesmo“, mas evitou falar em fazer as pazes com o petista.
PT e PDT se dividiram na corrida pelas prefeituras das capitais em 2020. Em São Paulo, nem o petista Jilmar Tatto nem o socialista Márcio França (apoiado pelo PDT) chegaram ao segundo turno.
De olho em 2022, o maior palanque que Ciro conquistou foi em Fortaleza, onde seu candidato José Sarto venceu a disputa pela prefeitura da capital do Ceará. Apesar da pandemia de Covid-19, os dois comemoraram a vitória com um beijo e sem máscara.
Em 16 de outubro, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra empresas que teriam sido utilizadas pela J&F, dona da JBS, para repassar 25 milhões de reais ao grupo político de Cid Gomes.
A ação foi batizada de Marquetagem – a maioria dos 17 alvos foram empresas do setor de marketing e propaganda.
Poucos dias depois, Cid se disse “aliviado“ com a indicação de Kassio Nunes Marques para o Supremo Tribunal Federal.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)