Chuvas fortes são esperadas no Rio de Janeiro
O Centro de Operações da prefeitura alertou, nesta quinta-feira, 18, que o Rio de Janeiro pode enfrentar chuvas intensas nos próximos dias. A região metropolitana ainda se recupera dos temporais que ocorreram no último fim de semana, resultando em milhares de desalojados e 12 mortes na capital e na Baixada Fluminense...
O Centro de Operações da prefeitura alertou, nesta quinta-feira, 18, que o Rio de Janeiro pode enfrentar chuvas intensas nos próximos dias. A região metropolitana ainda se recupera dos temporais que ocorreram no último fim de semana, resultando em milhares de desalojados e 12 mortes na capital e na Baixada Fluminense.
De acordo com o Sistema Alerta Rio, responsável pelas previsões meteorológicas municipais, há a expectativa de pancadas isoladas de chuva na tarde desta quinta-feira, podendo ser acompanhadas por raios e rajadas de vento moderado, ocasionalmente forte.
Qual a previsão do tempo para o fim de semana?
Na sexta-feira, 19, um sistema de baixa pressão no oceano provocará chuvas moderadas a fortes a partir da tarde, também acompanhadas por raios. Segundo os meteorologistas, a precipitação poderá ultrapassar os 25 milímetros por hora em pelo menos um ponto da cidade, com ventos atingindo até 76km/h.
No sábado, a previsão indica continuidade das chuvas moderadas a fortes desde o período da manhã, também com incidência de raios. Já no domingo, espera-se uma diminuição da intensidade das chuvas a partir da tarde, porém ainda contribuindo para altos acumulados pluviométricos em 24 horas.
Durante o fim de semana, os índices pluviométricos podem chegar a 40 mm/h e 150 mm/24h em pelo menos um ponto da cidade.
Chuvas estavam previstas pelo Inmet
As chuvas que atingiram o Rio de Janeiro no último sábado, 13, estavam previstas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). “Avisos e notícias foram publicados”, disse o meteorologista do Inmet Thiago Sousa nesta segunda-feira, 15.
O instituto chegou a emitir um alerta no Rio. “Conforme foi chegando o sábado, essa região de maior atuação do sistema foi sendo atualizada e aí chegou-se na região serrana na manhã de sábado”, afirmou Sousa.
Ministro admite que o Brasil “não se prepara para fortes chuvas”
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés (PDT), disse que o Brasil ainda não tem preparação para lidar com eventos climáticos extremos. O chefe da pasta visitou as regiões do Rio de Janeiro nesta terça-feira, 16, que enfrentaram as fortes chuvas no último fim de semana.
Apesar das diversas tragédias climáticas dos últimos anos em estados como Bahia, São Paulo e Santa Catarina, Goés alegou que fortes chuvas como a do estado fluminense ainda são novidade no país. “Como não vivemos muitos eventos extremos nos últimos anos, ainda não criamos no Brasil uma cultura forte de contingência”, declarou o ministro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)