Chuvas deixam ao menos 400 pessoas desalojadas em Santa Catarina
Cidade de Itapoá, no Norte do estado, foi a mais atingida pelos temporais dos últimos dias...
Ao menos 400 pessoas ficaram desalojadas no município de Itapoá, em Santa Catarina, devido às fortes chuvas que atingem o estado desde o último dia 20 deste mês. Segundo boletim da prefeitura, 86 pessoas estão desabrigadas e diversas famílias ilhadas no município.
A prefeitura decretou situação de emergência, buscando priorizar o atendimento às necessidades imediatas da população afetada e a liberação de recursos para lidar com as consequências do impacto das chuvas. Os temporais, segundo a Defesa Civil, devem ser registrados no estado de Santa Catarina até o fim de semana.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, a chuva é causada pela presença de um sistema meteorológico conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).
“O Vórtice Ciclônico de Altos Níves é um sistema meteorológico com centenas de quilômetros de extensão, que atua em altitudes acima de cinco quilômetros na atmosfera. Ele consiste em um sistema de baixa pressão de origem subtropical, que gira no sentido horário no Hemisfério Sul. Na região Sul do Brasil, independente da estação do ano, o sistema atua provocando ventos e chuvas intensas em regiões localizadas a leste e a nordeste de seu centro”, alertou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)