Chevrolet entra na era dos micro-híbridos no Brasil
Os modelos vão reduzir o consumo de combustível e as emissões, trazendo um futuro mais verde.
Atenta às tendências do mercado automotivo, a Chevrolet está prestes a lançar seus primeiros veículos micro-híbridos (MHEV) no Brasil. O grupo Stellantis já deu início à produção dos primeiros híbridos nacionais, e a Chevrolet não quer ficar de fora dessa corrida tecnológica. Uma das primeiras iniciativas da montadora, com o sistema MHEV, remete a um modelo icônico e querido dos brasileiros: o Monza.
Na China, o Monza é comercializado com a tecnologia MHEV, que inclui um gerador elétrico de 48V atuando como substituto do alternador tradicional. Este sistema oferece suporte ao motor a combustão sem fornecer tração elétrica direta. O motor utilizado no Monza chinês é um 1.3 turbo a gasolina com injeção direta, gerando 161 cv de potência.
Como funciona o sistema micro-híbrido Chevrolet?
Ao contrário dos híbridos plenos (HEV), onde motores elétricos efetivamente movimentam o carro, o sistema micro-híbrido da Chevrolet incorpora um pequeno gerador elétrico que age também como alternador. Este gerador alimenta uma bateria auxiliar de 48 volts, encarregada de várias funções, como a partida do motor e a manutenção de velocidades de cruzeiro.
Quais modelos receberão a tecnologia MHEV no Brasil?
Ainda não há confirmação sobre qual motor a combustão será utilizado como base para o sistema híbrido no Brasil. Entretanto, espera-se que os motores 1.0 e 1.2 CSS Prime turbo flex, já produzidos nacionalmente e usados nos modelos Onix, Tracker e Montana, sejam os escolhidos. Esses motores passarão a contar com injeção direta de combustível para maior eficiência.
O primeiro modelo a receber o sistema micro-híbrido será o Tracker, seguido pelo Onix, um novo SUV de entrada, a Spin, a Montana, e, eventualmente, um SUV médio previsto para 2028, com produção em São Caetano.
Os benefícios dos micro-híbridos
Um micro-híbrido adiciona momentaneamente potência e torque, especialmente em situações que exigem maior esforço do motor, como ultrapassagens e retomadas. Isso resulta em uma redução no consumo de combustível e nas emissões de gases poluentes.
Além disso, a bateria do sistema micro-híbrido também lida com a partida do motor e sustenta sistemas elétricos, sem aumentar significativamente o peso do veículo.
Micro-Híbridos vs Híbridos Plug-In: Quais as diferenças?
A Chevrolet também está desenvolvendo híbridos plug-in (PHEV) para o mercado nacional. Ao contrário dos micro-híbridos, que não oferecem tração elétrica, os PHEV possuem baterias maiores e podem rodar vários quilômetros apenas com eletricidade antes de utilizar o motor a combustão. Esses modelos, inicialmente a gasolina, serão direcionados para o segmento premium e importarão tecnologia avançada de recarga externa para o Brasil.
Quais as funções do gerador elétrico no sistema micro-híbrido?
- Carregar a bateria auxiliar de 48V
- Dar partida no motor a combustão
- Manter velocidades de cruzeiro
- Fornecer energia para sistemas elétricos auxiliares
- Adicionar potência e torque em momentos de alta demanda
Com o lançamento iminente do sistema micro-híbrido no Brasil, a Chevrolet está se posicionando na vanguarda da inovação automotiva. Ao alinhar-se com as tendências globais de sustentabilidade e eficiência, a montadora promete revolucionar o mercado nacional, trazendo benefícios significativos tanto em termos de desempenho quanto de economia de combustível e redução de emissões.
Os consumidores brasileiros aguardam com expectativa essas novas tecnologias que, sem dúvida, trarão um futuro mais verde e eficiente para as estradas do país.
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